Teologia sistematica iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ESCATOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO

Russell Shedd nasceu na Bolívia, onde seus pais, Leslie Martin e Della Johnston eram missionários entre os índios. Aos cinco anos Shedd esteve pela primeira vez nos Estados Unidos, onde completou seus estudos e graduou-se em teologia pela Wheaton College. Diplomou-se Ph.D. em Novo Testamento pela Universidade de Edimburgo, Escócia.
É autor de vários livros,dentre os quais estão A Justiça Social e a Interpretação da Bíblia, Disciplina na Igreja, A Solidariedade da Raça, Justificação, A Oração e o Preparo de Líderes Cristãos, Fundamentos Bíblicos da Evangelização, Teologia do Desperdício, Criação e Graça: reflexão sobre as revelações de Deus, todos publicados pelas Edições Vida Nova ou pela Shedd Publicações.
Este livro visa orientar os cristãossobre a compreensão dos eventos futuros conforme as interpletações dos teologos com suas defesas e posições, como o pré-milenismo, pré-tribulacionismo, Amilenismo e Pós-milenismo. São posições que se divergem e são capazes de transformar nossa fé e motivação, num viver santo diante de Deus ou num desleixo de má interpletação. Ele leva-nos a refletir biblicamente sobre as coisas futuras ditas por Jesusnos evangelhos em suas parábolas e nas epístolas de Paulo, juntamente com as epístolas de Hebreus as cartas gerais e principalmente o livro do Apocalipse.
A primeira preocupação do autor e definir a herenêutica correta pois ela é a questão fundamental para uma boa interpletação das Escrituras. Ele mostra o histórico dos teologos que começaram com os questionamentos das coisas futuras ditas naBíblia e suas profecias. Assim ele analisa os diferenças das posições e o porque foram interpletadas nos textos bíblicos.
O autor destaca a relevância do Novo Testamento dizendo que ele “tem muito a dizer sobre a escatologia, oferecendo campo amplo para os intérpletes da Bíblia criarem seus sistemas ou quadros sobre o fim”.
Shedd relata os textos dos evangelhos onde Jesus fala sobre sua segundavinda, admoestando a Igreja com a esperança verdadeira, dando assim orientações para que não sejam os cristãos enganados pelos falsos profetas.
Em Atos o autor mostra os textos que Jesus Cristo fala que para seu retorno ao reinado era necessario que os apóstolos levassem a Boas novas da Salvação até aos confins da terra. E para isso Ele levaria um bom tempo para retornar. Como ele mesmo disse“Cristo está sentado no trono de Seu Pai dirigindo a seus servos e concedendo-lhes o poder para testemunhar das boas novas da sua salvação a todas as raças e povos”.
Tempos e épocas são reservados pela autoridades do Pai e Nossa preocupação deve ser testemunhar até os confins da terra e não restabelecimento do reino em Israel Atos3:20,21 tempos de refrigério, a restauração de todas as cousas. Romanos –8:18-23 – a restauração dos nossos corpos na ressurreição dos justos vv 19,21,23 – cf Fp3:21; Israel será salvo , Rm11:15,25,26; A salvação deve preceder a ressurreição 11:15; 1Coríntios – 2 Coríntios – 1Co15:23-28. Cristo reina e vai reinar em sua vinda; Os mortos em Cristo e os vivos serão ressurreto e transformados – 1Co15:51-56; Quando os crentes morrem, eles entram na casa não feita por mãos-2Co5:.
Russell explica os textos paulinos conforme sua interpletação coerente da Palavra de Deus, assim mostrando como ocorrerá as ressurreições dos mortos, ímpios e justos. como Grier afirma em seu livro sobre escatologia que a vinda de Cristo para julgar foi “o centro e a real substância da pregação de Paulo aos gentios. Logo após estes acontecimentos Shedd relata os textos de Pauloreacionados ao arrebatamento, mostrando como aconteceram conforme os que Paulo disse em suas epístolas.
Nas epístolas aos Hebreus, Russell Shedd apresenta o ponto de vista dos últimos dias nesta carta, mostrando os relatos dos textos das coisas vindouras que ainda não se cumpriram no livro. Alguns estudiosos insistem que o dualismo espacial dos dois mundos é o verdadeiro centro da teologia de Hebreus,...
tracking img