O reino do congo e seus vizinhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Reino do Congo e seus vizinhos

História Geral da África

J. Vansina – (uma contribuição de T. Obenga)



No capitulo 19, O Reino do Congo e seus vizinhos, do livro História Geral daÁfrica, o autor J. Vansina – a partir de uma contribuição de T. Obenga – começa com uma síntese de como a História do Congo foi preservada pelos documentos escritos desde o inicio do século XVI, foi apartir destes escritos que possibilitou o surgimento de uma historiografia, já no século XVII.

Neste mesma síntese J. Vansina dá uma visão geral de como foi a evolução do Reino de Congo e de povosresidentes da área, e a importância das condições geográficas - tal como: regime de chuvas, orografia, topografia, recursos naturais - para a sobrevivência desses povos. Mostra, também, como era aorganização sociopolítica dessas sociedades, sendo em algum dos casos mais complexas que em outros.

Notei no decorrer do texto como o autor, J. Vansina, trata da importância do cristianismo e, decomo ele ficou enraizado nas culturas já existentes, sem necessariamente as excluírem. O cristianismo chegou ao Congo em torno do ano de 1491 com Afonso I, que se tornaria rei em 1506, essa chagada aopoder deu início mais duradouro reinado do Congo. A religião cristã sofreu, no decorrer do tempo, várias mudanças devido às influências das ideologias, porém elas sempre coexistiram, cada umainterferindo positivamente na outra, que de fato é impressionante.

Já no século XVI, é possível afirmar que essa mistura de aspectos da antiga religião africana com a doutrina cristã foi tão concisa quese tornou uma única religião, cristã e valores africanos tudo “misturado”, pelo menos entre os “nobres”. Houve até uma tentativa radical de africanização da religião cristã, na qual os santos daigreja católica seriam representados por Heróis africanos, porém não deu certo.

Este capítulo, O Reino do Congo e seus vizinhos, tem um valor, em minha opinião, imprescindível para a disciplina...
tracking img