O realismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Realismo

O Realismo consiste em uma das Teorias das Relações Internacionais que explica fenômenos relativos à ação humana no meio internacional, possuindo uma visão pessimista e pragmática,analisando o universo na realidade, o mundo como ele é, desvinculando de princípios morais.
Possui como pensadores originais autores clássicos da ciência política como Maquiavel e Hobbes e até mesmo dahistória, filosofia e os estudos das estratégicas militares da antiguidade como Turcídides.
Turcídides deixa de heranças para o realismo conceitos fundamentais, como o da anarquia internacional, ondeprega que diante da ausência de autoridade legitima e soberana no nível internacional, os países ficam sem referência de apoio se sentindo desprotegidos, fato que gera a ocorrência de guerras econflitos, além da utilização de sanções contra aqueles que contrariam as normas propostas pela comunidade internacional, a qual é sustentada por um potência soberana. Já, Maquiavel enfatizava aimportância da presença do Estado nas relações internacionais, sendo primordial sua atuação na balança do poder, como na formação de alianças para a manutenção do poder. Maquiavel ressaltava a visão do mundoreal sem aspectos morais e éticos. Finalmente, Hobbes traz para o realismo o conceito de estado de natureza, o qual compara ao sistema internacional, devido a falta de um força soberana que detenha forçanas relações internacionais, tornando a anarquia como característica definitiva no sistema internacional.

Na visão dos realistas, o Estado é ator principal nas relaçõesinternacionais, mas tem sua atuação voltada para o interesse nacional, tendo assim duas funções a manutenção da paz dentro das suas fronteiras e a segurança de seus cidadãos em relação as agressõesexternas. Sendo assim, a política interna e a política internacional são consideradas áreas distintas e independentes. No plano interno o estado usa seu poder para a manutenção da ordem social,
Tal...
tracking img