Realismo

Páginas: 3 (607 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2013



Realismo









Realismo na arte:

O Realismo fundou uma Escola artística que surge no século XIX em reação ao Romantismo e se desenvolveu baseada na observação da realidade, narazão e na ciência. Além de uma oposição a um realismo fotográfico. O Realismo é um movimento artístico que surgiu na França, cuja influência se estendeu a numerosos países europeus. Esta correnteaparece no momento em que ocorrem as primeiras lutas sociais, sendo também objeto de ação contra o capitalismo progressivamente mais dominador. Das influências intelectuais que mais ajudaram no sucessodo Realismo denota-se a reação contra as excentricidades românticas e contra as suas falsas idealizações da paixão amorosa, bem como um crescente respeito pelo fato empiricamente averiguado, pelasciências exatas e experimentais e pelo progresso técnico. À passagem do Romantismo para o Realismo, corresponde uma mudança do belo e ideal para o real e objetivo.
A seguir, alguns Artistas do realismo: Édouard Manet 
Gustave Courbet 
Honoré Daumier 
Jean-Baptiste Camille Corot 
Jean-François Millet 
Théodore Rousseau 

Realismo na literatura:

Motivados pelas teorias científicas efilosóficas da época, os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade em sua totalidade. Não bastava mostrar a face sonhadora e idealizada da vida como fizeram os românticos; era precisomostrar a face nunca antes revelada: a do cotidiano massacrante, do amor adúltero, da falsidade e do egoísmo humano, da impotência do homem comum diante dos poderosos.

Uma característica comum aoRealismo é o seu forte poder de crítica, adotando uma objetividade que faltou ao romantismo. Grandes escritores realistas descrevem o que está errado de forma natural. Se um autor desejasse criticar apostura da Igreja católica, não escreveria um soneto anticristão, porém escreveria histórias que envolvessem-na de forma a inserir nessas histórias o que eles julgam ser a Igreja Católica e como as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O realismo
  • Realismo
  • Realismo
  • realismo
  • Realismo
  • Realismo
  • Realismo
  • Realismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!