O quilombo dos palmares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Quilombo dos Palmares era o maior símbolo da resistência do africano à escravatura, localizava-se na serra da barriga, região onde fica a divisa dos estados de Alagoas ePernambuco.

O número de habitantes no Quilombo de Palmares, segundo alguns historiadores, chegou a 20 mil pessoas, dentre eles vale destacar que existiam além de escravos fugidos, índios ebrancos marginalizados.

Dentro do próprio quilombo existiam as aldeias que eram locais de esconderijos, chamadas de mocambos, ao todo foram nove aldeias.

Os quilombolas nãoregistraram nenhum de seus costumes/hábitos, mas muitos são conhecidos, como: O governo por um rei, chamado de Ganga Zumba (“grande chefe”), a população era regida por um conselhocomposto de vários mocambos, eleitos por assembléias entre os habitantes.

A população sobrevivia graças à caça, pesca, coleta de frutas e agricultura, além de praticar o artesanatoque muitas vezes era comercializado com as populações vizinhas.

A capital do quilombo era protegida por sentinelas armadas, além de armadilhas localizadas em locais perto doquilombo, com o intuito de proteger sua capital.

O fim do Quilombo

Como o quilombo era uma ameaça aos fazendeiros da região, pois a sua existência estimulava a fuga de escravos, osfazendeiros organizaram milícias para atacar Palmares.

Com o intuito de diminuir os ataques ao quilombo, Ganga Zumba aceitou um acordo de paz com os brancos em 1678, mas issoenfureceu os palmarinos, que foi envenenado. 
O sucessor foi seu sobrinho que assumiu o título de Zumbi (uma derivação de Deus) e liderou uma guerra contra os invasores.
Entretanto, em1694 a milícia organizada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho ocupou a Cerca Real do Macaco, capital de Palmares, assim nos meses seguintes todas outras aldeias palmarinas caíram.
tracking img