O que e leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARTINS, Maria Helena, O que é leitura – 19 ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994.

O que é leitura: o ato de ler e os sentidos, as emoções e a razão

Juliana Panho
Thais Soares da Cunha Silva

Maria Helena Martins é formada em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado pela mesma instituição e doutorado pela Universidade de São Paulo, atua como diretora-presidentedo centro de estudos de literatura e Psicanálise Cyro Martins, tem experiência na área de letras com ênfase em Literatura Comparada e Leitura, atuando principalmente com leitura e literatura infantil.
Em seu livro “O que é leitura”, mais especificamente no capítulo “O ato de ler e os sentidos, as emoções e a razão”, que consta nessa obra, nas páginas 1 a 20, discute três níveis do ato de ler: aleitura sensorial, a leitura emocional e a leitura racional.
Cada um desses três níveis corresponde a um modo de aproximação ao objeto lido. Como a leitura é dinâmica e circunstanciada, esses três níveis são inter-relacionados, senão simultâneos, mesmo sendo um ou outro privilegiado, segundo a experiência, expectativas, necessidades e interesses do leitor e das condições do contexto geral em quese insere. (1994, p.1)

Sobre a leitura sensorial a autora nos mostra que os nossos cinco sentidos são importantes na hora de ler, e que esse tipo de leitura começa quando nos somos crianças e nos segue por toda a vida. Ela também nos revela que quando somos crianças utilizamos com mais prazer à leitura com os sentidos do que quando já estamos na fase adulta, pois quando mais novos somos maiscuriosidades e disponibilidade possuímos. Para mostrar que isso e verdade a autora utilizou citações de outros autores como Sartre que disse que não sabia ler, mas que tentava de todos os modos aprender a decifrar o que diziam os livros.
Outro tipo de leitura que a escritora descreveu em seu texto e a leitura emocional, onde as pessoas acabam lendo com o sentimento fazendo com que dessa forma asemoções fujam do controle do leitor, que acaba sendo envolvido pela historia e quando percebem que isso esta acontecendo à primeira coisa que tentam fazer é reprimi-la, pois acham isso ridículo.
Segundo Maria Helena Martins (1994), “Na leitura emocional emerge a empatia de sentir o que se sentiria caso estivéssemos na situação e circunstâncias experimentadas por outro, isto é, na pele de outrapessoa, ou mesmo de um animal, de um objeto, de uma personagem de ficção. Caracterizando- se, pois, um processo de participação afetiva numa realidade alheia, fora de nos. Implica necessariamente disponibilidade, ou seja, predisposição para aceitar o que vem do mundo exterior, mesmo se depois venhamos a rechaçá-lo”. (p.8)
Na leitura emocional não precisamos nos preocupar com o que o texto quer dizer,mas precisamos saber o que ele nos faz sentir, com isso percebemos que muitas vezes acabamos lendo coisas que podemos achar medíocre. Com isso percebemos que podemos encontrar preferências e rejeições que variam de pessoa para pessoa dependendo do assunto.
Como a autora nos coloca, aparentemente parece normal o simples fato de assistirmos uma novela de TV, uma revista de moda, uma fotonovela, masa leitura que realizamos é o modo que encontramos para extravasar com nossas emoções, satisfazer nossas curiosidades e nossas fantasias, pois são esses sentimentos que estão presentes em nosso cotidiano e que não podemos ou simplesmente não queremos expressar. Essa leitura então se torna uma maneira de nos libertar, e deixa elaborar de uma maneira direta ou indiretamente as tensões e ossentimentos difíceis de serem compreendidos em nossa vida. Aqui nos parece estar explicito como a leitura ou o referencial da leitura pode ser encontrado em diversas situações do nosso dia-a-dia, e como ela pode nos fazer expressar emoções, sentimentos e desejos que tentamos esconder.
Segundo ela a forma de expressarmos nossas emoções, quando não contrarias ao que realmente sentimos, é revelada de modo...
tracking img