O que e filosia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA

O QUE É FILOSOFIA
PHILO: AMIZADE / AMOR / DESEJO SOPHIA: SABEDORIA

FILOSOFIA:
AMOR A SABEDORIA

FILÓSOFO:
AMIGO / AMANTE DA SABEDORIA

A CORUJA E A FILOSOFIA
A coruja daFilosofia é a Coruja de Minerva. Minerva – Athena

LOCAL: MILETO

DATA: SÉCULO VI a C

Primeiro Filósofo: TALES DE MILETO

FILOSOFIA CARÁTER RACIONAL

MITO ------------ RAZÃO

FilosofiaO que marca o surgimento da Filosofia é seu caráter racional. Os homens passam de uma explicação mitológica do mundo para uma explicação racional. Ao perceberem as contradições e limitações dosmitos, eles reformulam e racionalizam as narrativas míticas, transformando-as em uma explicação inteiramente nova e diferente.

Filosofia – Cosmologia Conhecimento racional da ordem do mundo ou daNatureza.

Mito e Filosofia
O mito falava em deuses, como Zeus, Perséfone e Gaia. Narrava a origem dos seres celestes e terrestres como derivados das relações com os deuses. A Filosofia fala em céu,mar e terra. Ela explica o surgimento desses seres por composição, combinação e separação dos quatro elementos – úmido, seco, quente e frio, ou água, terra, fogo e ar.

Mito e Filosofia
O mitonarrava a origem através de genealogias derivadas de forças divinas sobrenaturais e personalizadas. A Filosofia, ao contrário, explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais eimpessoais.

Mito e Filosofia
O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existeno presente. A Filosofia, ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são;

Mito e Filosofia
Omito não se importava com contradições, com o fabuloso e o incompreensível, não só porque esses eram traços próprios da narrativa mítica, como também porque a confiança e a crença no mito vinham da...
tracking img