O que poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
advento da modernidade

O presente projeto apresenta a pesquisa que será realizada para o trabalho de conclusão de curso, onde o foco e o meu desejo e demonstrar como desenvolveu historiografia da filosofia racionalista na idade moderna ate atingir a supremacia da razão, através de pensamentos filosóficos que desenvolveu durante o processo histórico do inicio da modernidade.
O homem é um serracional, pois é esse princípio que o diferencia dos outros animais, ou como afirmava Aristóteles, ’’um animal político. ’’ Logo a razão é o que move o ser humano, todas as atitudes, vida cotidiana, problemas e etc. tudo estar em volta da razão humana, à vida do homem em sociedade é medida na razão. A razão é a idéia de distinção de certo e errado, consciência humana.

A razão nos auxilia nodescobrimento das coisas, no conhecimento (saber), pois nos conduz a varias façanhas em sociedade, criar, destruir, a razão nos leva a ambas as coisas. O homem como ser racional é dotado de defeitos, qualidades, onde são gerados através da consciência (razão). Logo á razão é quem conduz o homem em sociedade, a razão não determina nem condiciona a sociedade (como julga Hegel), mais é determinada econdicionada pela sociedade e suas mudanças. Desde deus primórdios, a filosofia considera que a razão opera seguindo certos princípios que ela própria estabelece e que estão em concordância com a própria realidade, mesmo quando os empregamos sem conhecê-los explicitamente. O conhecimento racional obedece a certas regras ou leis fundamentais que respeitamos até mesmo quando não conhecemos diretamentequais são e o que são. Nós as respeitamos por que somos seres racionais e por que são princípios que garantem que a realidade é racional. Alguns filósofos afirmam que tudo que é percebido, tocado é racional, por exemplo: o homem é um Ser racional, logo existe, um livro é racional, pois vemos e tocamos tal, a matemática definiu o triângulo determinando sua identidade como figura de três lados e detrês ângulos internos cuja soma é igual á soma de dois ângulos retos, nenhuma outra figura a não ser essa poderá ser chamada de triangulo, esse exemplo é um principio racional da identidade, logo pertinente para o homem que também assume uma identidade em sociedade, ele afirma que uma coisa, seja ela qual for tem sua identidade nas suas condições racionais.

O homem cria tudo aparti de suaconsciência (razão), a ciência, tecnologia e até mesmo a religião é fruto da razão humana, o ser humano é um ser criador, não divino como Deus, mais criador das” coisas”.























O presente projeto apresenta a pesquisa que será realizada para o trabalho de conclusão de curso, onde o foco e o meu desejo e demonstrar como desenvolveu historiografia da filosofiaracionalista na idade moderna ate atingir a supremacia da razão, através de pensamentos filosóficos que desenvolveu durante o processo histórico do inicio da modernidade.
Ao pensar em modernidade, muitas pessoas logo imaginam que estamos fazendo referência aos acontecimentos, instituições e formas de agir presente no Mundo Contemporâneo. De fato, esse termo se transformou em palavra fácil para muitosdaqueles que tentam definir em uma única palavra o mundo que vivemos. Contudo, não podemos pensar que esse contexto mais dinâmico e mutante surgiu do nada, que não possua uma historicidade.
Entre os séculos XVI e XVIII, a filosofia que se produziu durante a idade moderna, período compreendido entre os anos de 1453 (queda de Constantinopla) e 1789 (Revolução Francesa), e importantíssimo para acompreensão de grande parte dos valores e mentalidade do mundo contemporâneo. Ao longo desses três séculos, rompeu com muito que se havia pensado até então e lançaram-se as bases conceituais em que, como veremos, se apoia a cultura das sociedades atuais.
Um volume extraordinário de transformações estabeleceu uma nova percepção de mundo, isso não se deu por acaso; na verdade foi fruto do contexto...
tracking img