O que faz o brasil, brasil? (roberto damatta)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título

1 – A origem da Sociologia
A sociologia é uma forma de compreender o ser humano. Encontra-se em nossa vida social, investiga as variações nos padrões de interação social. A Sociologia é aciência que procura explicar as relações que se estabelecem, consciente ou inconscientemente, entre indivíduos que vivem numa comunidade ou num grupo social, ou entre grupos sociais diferentes quevivem no seio de uma sociedade mais ampla.
CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA
* Contatos sociais - Primeiro passo para qualquer associação humana, pois a convivência humana pressupõe uma variedadede formas de contato. É a base da vida social.
Existem 2 tipos de contatos sociais, são eles:
Primários – Contatos pessoais diretos. Forte base emocional.
Secundários - São os contatos impessoais,formais.
Contexto Industrialização / urbanização predomina contatos secundários. Proximidade física não significa necessariamente proximidade afetiva.

* Isolamento social - caracterizado pelaausência dos contatos sociais. Aristóteles tinha razão quando dizia que “o homem é por natureza um animal social”. A vida em grupo é uma exigência da natureza humana. O homem tem necessidade de seussemelhantes para sobreviver, para propagar e perpetuar a espécie e para realizar-se plenamente como pessoa. A sociabilidade, a tendência natural para viver em sociedade é desenvolvida através doprocesso de socialização.

* Interação social – O simples contato não é suficiente para que haja interação social. É preciso que haja mudança do comportamento dos indivíduos envolvidos comoresultado do contato e da comunicação que se estabelece.
“Processo de influência recíproca ou unilateral entre dois ou mais agentes sociais”.
Reciprocidade – proximidade dos agentes sociais, contatodireto ou quando há possibilidade de reação por parte dos agentes envolvidos no processo.
Unilateral - não há necessidade do contato direto nessa interação e um dos agentes influencia, mas não pode é...
tracking img