Resenha: “o que faz o brasil, brasil?" roberto damatta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA: “O que faz o brasil, Brasil?
Roberto DaMatta

Roberto DaMatta inicia o seu texto explicando o porquê do título da obra. A partir de seus estudos ele explica a definição de brasil, como b inicial minúsculo, de Brasil, com o B inicial maiúsculo e, também, a definição de BRASIL, com todas as suas letras maiúsculas.
O autor fala sobre a construção de identidade do indivíduo,identidade essa que se dá com a construção de sua sociedade. Essa construção acontece por intermédio da prática de seus hábitos, regularidades, costumes. O que torna os indivíduos singulares em suasociedade.
Ele também explana sobre os temas apresentados no livro. Essa explanação é feita através de comparações e caracterizações da sociedade brasileira. Na conclusão do capítulo ele faz um convitepara o leitor: analisar as questões que caracterizam e particularizam a sociedade brasileira.
A maneira como Roberto trata sobre o espaço e o tempo vivido na sociedade brasileira também éinteressante. Ele mostra como são espaços como casa ou trabalho e a utilização do tempo nesses espaços. A casa, por exemplo, é classificada como um espaço de valores morais. Temos, nesse local, o status de sereshumanos com papéis singulares. O que nos caracteriza como "alguém" é a classificação pela idade ou pelo sexo. Assim, a casa, é um local de afetividade. Os acontecimentos, os fatos ocorridos durante avida, é que marcam o tempo, nesse espaço. No âmbito do trabalho é feita um comparação entre anglo-saxões sobre sua concepção. A relação entre empregado e patrão, que pode ir do econômico ao moral, éaqui relatada. O autor conclui que esse espaços, não só de casa e trabalho, mas outros espaços juntamente, se completam, apesar de suas mediações serem complexas.
A partir do enunciado de Antonil,DaMatta aponta em que se consistem as teorias racistas norte-americanas e europeias, que colocavam o branco como raça superior, de acordo com uma escala que eles mesmos faziam. A mistura dessas raças...
tracking img