Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A02: Construindo o Conceito de Aprendizagem

MODULO 2: CONSTRUINDO O CONCEITO DE APRENDIZAGEM
Por: Evandro Prestes Guerreiro
Aprender significa evoluir na escala de conhecimento racional do mundo nas atitudes e posturas individuais diante de fatos novos que possam desestabilizar a estrutura de personalidade de qualquer indivíduo. Aparentemente não é complexo falar de aprendizagem,considerando que todo ser humano necessita aprender como condição de seu processo evolutivo, para tanto, esta necessidade pode ser satisfeita individualmente ou em grupo. Não entraremos no mérito sobre qual oferece melhores condições de aprendizagem, uma vez que precisamos das duas.
A aprendizagem individual é especifica e exige maior desdobramento da capacidade de apreensão do conhecimento, uma vez que oritmo de construção dos conceitos e significados das coisas do mundo está associado à disposição e a necessidade perceptiva da pessoa.
Como apontado anteriormente, aprender é diferente de conhecer. Para o psicólogo russo Lev Semenovich Vigotsky, a aprendizagem é resultante do desenvolvimento da fala e da ação humana e, se estas forem organizadas corretamente desde criança, conduzirá ao melhordesenvolvimento mental, ativando diversos estágios do processo de desenvolvimento da inteligência, o que é possível com a internalização, a partir das interações sociais e da linguagem. “Por isso, a aprendizagem é um momento intrinsecamente necessário e universal, para que se desenvolvam na criança essas características humanas não naturais, mas formadas historicamente”.
O indivíduo é sócio-históricoe aprende em níveis diferentes e com organizações distintas do processo de conhecimento da linguagem de comunicação. Entretanto, mesmo sendo a linguagem uma particularidade humana, ela ocorre socialmente, portanto, em grupo e, em determinado contexto histórico, uma vez que não conhecemos a totalidade das coisas, mas, simplesmente, nos aproximamos da percepção que deixe confortável o “Não Saber”,que é diferente da ignorância, pois, trata-se de um estágio da própria capacidade cumulativa do conhecimento humano.
Seguindo o raciocínio de Vigotsky, a organização do aprender ocorre formalmente quando o conhecimento é estruturado, considerando um programa ou ordem crescente de complexidade, conforme podemos observar no plano de ensino da disciplina Aprendizado Organizacional, em que vocêcomeça a entrar em contato com o conteúdo, a partir de conceitos simples ou um embasamento teórico que favorecerá a compreensão de formulações mais elaboradas sobre a teoria do conhecimento e a retenção de informações que se associam entre si e lhe favorece a visão refinada da realidade situacional.
A aprendizagem é mensurável e pode ser estabelecida gradualmente, como você já experimentou ao fazer ocurso fundamental e o secundário. Na universidade a lógica não é diferente. O que muda é a complexidade e profundidade do conteúdo teórico especializado, dependendo do “curso” que escolheu. O conhecimento foi dividido por ambientes específicos, denominados de disciplinas acadêmicas, formuladas em semestres letivos que facilitam a compreensão da complexidade do conhecimento profissional,considerando o projeto pedagógico, que orienta sistemicamente cada estágio da graduação.
Entretanto, se considerarmos que a aprendizagem é sócio-histórica como propõe Vigotsky, o conhecimento organizado em “pedaços”, precisa ser articulado dialeticamente, respeitando o movimento e a dinâmica da realidade em que se apresenta. Desta forma, falamos do método. Quer dizer, para aprender não é suficiente que oconhecimento esteja organizado, mas, além de estruturado, seqüenciado e experimentado, precisa existir um método de aprendizagem.
Ninguém aprende sem método, o que para o conhecimento científico, por exemplo, segundo Charles Sanders Peirce (1839-1914), se estabelece em três dimensões como classes universais de inferências ou raciocínios que se constituem também nos três tipos de argumento:...
tracking img