O que faz os ricos ricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE FAZ OS RICOS RICOS


O que faz os Ricos ricos - o outro lado da desigualdade brasileira: Marcelo Medeiros.

A pesquisa trata da desigualdade social no Brasil sob a ótica dasegmentação da sociedade em estratos ricos e não-ricos. São analisados alguns dos fatores que fazem com que algumas famílias sejam ricas e outras não. Entre as possíveis explicações para estas diferenças, sãodiscutidas seis hipóteses gerais, as quais atribuem a distinção entre ricos e não-ricos aos resultados de políticas sociais e de desenvolvimento, às características demográficas particulares dapopulação de cada um dos estratos
Poucos, mas donos de uma grande parte da riqueza desigual do nosso País. O livro é fruto de uma longa pesquisa que foi premiada com melhor tese de doutorado em CiênciasSociais do Brasil pela ANPOCS em 2003. Nele Marcelo Medeiros mostra que ao conhecer melhor que sobre os ricos teremos melhores ferramentas para reduzir a miséria no País e tornar a sociedade maisigualitária.
O autor usa de forma criativa o estudo da pobreza para olhar para o outro lado da sociedade, os ricos. Um de seus objetivos é testar uma série de hipóteses para explicar por que os ricos sãoricos.
Provocante na medida certa, o livro põe por terra várias das idéias convencionais sobre o que leva as pessoas a ocuparem o topo da pirâmide social. Provando que apesar dos conceitos tradicionais,não são suficientes para justificarem o por que alguns poucos são tão diferentes dos demais.
Claro e objetivo, o livro nos leva a testar nossos limites e refletir sobre o que é realmente precisopara a construção de uma sociedade mais justa.
A análise é feita a partir de informações de pesquisas domiciliares brasileiras levadas a campo no final da década de 1990. Os resultados obtidosindicam que, embora os ricos constituam um grupo bastante peculiar, suas características demográficas, a intensidade do uso da mão-de-obra em suas famílias, seus atributos educacionais e os efeitos...
tracking img