Resumo pai rico pai pobre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Livro Pai Rico Pai Pobre


Capítulo 1 - Pai rico, Pai pobre

Robert Kiyisaki começa narrando o livro apresentando os dois pais da história. Um era instruído e inteligente, formado, com um salário bom, porém era pobre, Não tinha esperança em ser rico, e aceitava o fato que nunca ia ser. Sempre instruía seus filhos a ir a escola e tirar boas notas, porém enfatizava que o dinheiro nãoé importante e que não faz bem. O outro pai era rico, e mesmo quando quebrado ele se titulava rico e dizia que nunca ia ser pobre. Diferente do pai pobre, ele instruía aos seus filhos que dinheiro é importante sim, e que não tinham que estudar para tirar notas boas para arranjar bons empregos, mais sim estudar para criar seu próprio negócio. Robert conta que sempre teve esses dois pontosdiferentes de visão sobre a vida e escolhe seguir os conselhos do pai rico levando em conta 5 lições que serão abordadas nos capítulos seguintes.


Capítulo 2 - Lição 1: Os ricos não trabalham pelo dinheiro

Robert se sentia pobre, mesmo com seu pai não ganhando pouco dinheiro, pois na escola onde estudava só tinham garotos de pais ricos. Juntamente com seu amigo Mike ele pede ajuda ao pai de Mike,que se torna o pai rico de Robert, pedindo a ele que os ensine a se tornarem ricos. Pai rico aceita o pedido e emprega os garotos em uma das lojas dele não lhes pagando um salário pelo serviço, explicando que a lição numero 1 é que os ricos não trabalham pelo dinheiro, o dinheiro trabalha pra eles, e que dessa forma eles começariam a parar de pensar com suas emoções e começarem a pensar com suasrazões. Ao longo dos dias Robert começa a perceber uma forma de ganhar dinheiro com gibis que a loja joga fora, e abre uma biblioteca de gibis juntamente com Mike. Encontraram uma forma de fazer o dinheiro trabalhar para eles.


Capítulo 3 – Lição 2: Para que alfabetização financeira?

Robert explica a importância da alfabetização financeira.
Através de simples diagramas, Robert explica que aprincipal diferença entre um ativo e um passivo é: os ativos geram dinheiro, os passivos geram despesas.
A maioria das pessoas não sabe essa diferença e acabam comprando passivos com a ilusão de ser ativos.
Ativos são considerados tudo aquilo que te de renda como ações, títulos, promissórias, imóveis.
Diferente dos ativos, os passivos geram despesas, podem ser considerados como passivoshipoteca imobiliária, empréstimos, cartões de crédito.



Capítulo 4 – Lição 3: Cuide de seus negócios

Neste capítulo Robert explica que nossa profissão é uma e o nosso negócio e outro, bem diferente. Pois ao definirmos o negócio, precisamos saber e conhecer a fundo suas peculiaridades, e só assim teremos sucesso e ativos em ascensão.
Segundo ele o negócio não exige nossas presenças, pois somosos donos dele e poderão ser administrados por outras pessoas. Se tivermos que trabalhar neles, não é um negócio e sim uma profissão.


Capítulo 5 – Lição 4: A história dos impostos e o poder da sociedade anônima

Os impostos foram aceitos pelos pobres; pois primeiramente foram lançados aos ricos e aprovados pela classe média e pobre. Com a popularidade decretou-se como lei e também estendeu-sea todos; pobres, classe média e ricos. Esta foi a maneira como alguns governantes no passado fixaram a idéia e mais tarde a lei dos impostos, que continua até hoje.
Com a situação dos impostos, cada vez mais grave, os ricos acharam a saída nos chamados "sociedades anônimas"; pois fazem o dinheiro trabalhar para si, em vez de trabalhar pelo dinheiro.
Utilizando uma sociedade anônima, os ricoscom conhecimentos, conseguem inúmeras vantagens tributárias e proteção, enquanto que as outras classes continuam a pagarem cada vez mais impostos. Os ricos com sociedades anônimas, ganham, gastam e pagam impostos e as pessoas que trabalham para empresas, ganham pagam impostos e gastam.


Capítulo 6 – Lição 5: Os ricos inventam dinheiro

Robert enfatiza que todos os seres humanos têm um...
tracking img