O que faz do brasil, brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE FAZ O BRASIL, BRASIL?
Roberto DaMatta


Resumo da obra


Este trabalho tem como referencial teórico o livro escrito por um dos mais importantes antropólogos brasileiros conhecido como Roberto DaMatta. Roberto DaMatta apresenta em seu livro um conjunto de instituições que nos leva a pensar em aspectos semelhantes sobre o Brasil, no qual podemos citar os mais relevantes , que são: aidentidade brasileira a partir dos aspectos mais notórios e conhecidos da sociedade: a casa, a rua, a comida, as analogias raciais, as mulheres, o carnaval, a malandragem e a religião. No seu livro, DaMatta demonstra a seus leitores que a identidade de um povo se desvenda por meio de pequenos eventos e que essas são capazes de render muitas discussões.

Palavras – Chaves: Brasil; Malandragem;Religião.


Abstract


This work has the theoretical book written by a leading Brazilian anthropologist Roberto Da Matta called. Roberto Da Matta in his book presents a set of institutions that leads us to think in ways similar to Brazil, in which we can cite the most relevant, namely: the Brazilian identity from the most notorious and known to the company: the house, the street, the food,the analogies race, women, the carnival, the cunning and religion. In his book, DaMatta shows his readers that the identity of a people is revealed through small events and that these are capable of yielding many discussions.

Keywords: Brazil; Trickery; Religion
INTRODUÇÃO


Vida e obras do autor


Roberto Augusto da Matta nasceu em Niterói, no dia 29 de julho de 1936 e é considerado umdos mais importantes antropólogos no Brasil.


Perfil


Possui graduação e licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (1959 e 1962). Curso de especialização em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1960); mestrado (Master in Arts) e doutorado (PhD) em 1969 e 1971 respectivamente pela Universidade Harvard. Foi Chefe do Dept. deAntropologia do Museu Nacional e Coordenador do seu Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (de 1972 a 1976). É Professor Emérito da Universidade de Notre Dame, USA, onde ocupou a Cátedra Rev. Edmund Joyce, c.s.c., de Antropologia de 1987 a 2004. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense. Realizou pesquisasEtnológicas entre os índios Gaviões e Apinayé. Foi pioneiro nos estudos de rituais e festivais em sociedades industriais, tendo investigado o Brasil como sociedade e sistema cultural por meio do carnaval, do futebol, da música, da comida, da cidadania, da mulher, da morte, do jogo do bicho e das categorias de tempo e espaço.
Considerado um dos grandes nomes das Ciências Sociais brasileiras, DaMatta éautor de diversas obras de referência na Antropologia, Sociologia e Ciência Política, como Carnavais, Malandros e Heróis, A casa e a rua ou O que faz o brasil, Brasil?.
Uma de suas grandes influências é o antropólogo estadunidense David Maybury-Lewis (grande especialista na etnia Xavante), a quem auxiliou durante seus estudos na Universidade Harvard, entre as décadas de 60 e 70. Desde 1971, residenos Estados Unidos.
Em 1974, Oswaldo Caldeira realizou para o Ministério da Educação e Cultura, com finalidades didáticas, o documentário de média metragem Aukê. O filme é uma aula de Antropologia, baseada no estudo de Roberto DaMatta de 1970 chamado Mito e anti-mito entre os Timbira, que conta o surgimento do homem branco do ponto de vista indígena. O próprio Roberto DaMatta apresenta e explicaseu trabalho ao longo do filme, que foi selecionado e exibido no Festival de Brasília de 1975.
Em 2001 recebeu a Ordem do Mérito do Rio Branco no grau de Comendador. DaMatta também escreve semanalmente no jornal O Estado de S. Paulo e em O Globo.


Síntese de seu pensamento
Profissional de múltiplas atividades – conferencista, professor, consultor, colunista de jornal, produtor de TV –...
tracking img