O que estuda a psicofisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOFISIOLOGIA O comportamento de um organismo é o resultado de vários sistemas biológicos (os órgãos sensoriais, as glândulas endócrinas, o sistema nervoso) que actuam de forma conjunta. Estruturas que tornam o comportamento diferente e único e essas características únicas, transmitidas por hereditariedade, que são o suporte material dos nossos comportamentos, emoções, pensamento,imaginação. A psicofisiologia procura atingir um objectivo fundamental. Esclarecer os fundamentos biológicos do comportamento. O SISTEMA NERVOSO O organismo é um sistema aberto e em interacção constante com o meio ambiente. Do ambiente recebe informação e energia que processa, distribuindo-a pelas diferentes componentes. As respostas dadas pelo organismo visam quer a manutenção do meio interno quer aadaptação ao meio externo.







Retroacção
Do ambiente o organismo recebe entradas que são os estímulos. Estes são processados pelo centro coordenador (sistema nervoso), que interpreta as informações recebidas e decide as respostas. O comportamento é o conjunto de respostas ás respostas do meio: saídas. Neste processo estão envolvidas várias (3) estruturasinterdependentes: Mecanismos de recepção: O cérebro é o centro de decisão e de execução; por isso tem que conhecer o que se passa no meio interno. O cérebro mantém contacto com o exterior através de 5 órgãos receptores, cuja função é receber os estímulos. Estes mecanismos de recepção são altamente especializados, captando e codificando as informações: a pele, o nariz, a língua, os ouvidos e os olhos.Podemos ainda referir o sentido cinestésico, que nos informa sobre as posições dos membros e de outras partes do corpo, quando nos movemos, e o sentido de equilíbrio e de orientação, que é da responsabilidade do ouvido interno. Todos estes sentidos permitem ao ser humano receber as informações que o tornam apto a organizar o comportamento, a agir e a adaptar-se ao meio. Mecanismos de conexão:Compete ao sistema nervoso conduzir e interpretar as informações provenientes dos mecanismos de recepção, decidir e coordenar as respostas que serão concretizadas pelos mecanismos de reacção.

Mecanismos de reacção: É através dos músculos e glândulas que o comportamento se concretiza por movimentos e secreções. Parte dos nossos comportamentos exprimem-se através de movimentos, como andar,pestanejar, sorrir, dançar, escrever, etc. os músculos esqueléticos são responsáveis pelo movimento. As glândulas exócrinas são providas de um canal, pelo qual é lançada para o exterior a secreção. Podem-se referir as glândulas lacrimais, salivares, gástricas, etc. as glândulas desempenham um importante papel no equilíbrio interno do organismo. Para além das glândulas exócrinas, existem as glândulasendócrinas. O Acto Reflexo: O reflexo sensório-motor (picada da agulha) (afastamento da mão) Nervo sensorial- envia informação dos receptores da pele até á espinal medula. Nervo motor- envia a mensagem da espinal medula accionando o músculo. Quando nos picamos numa agulha, retiramos bruscamente a mão. Esta respostaautomática, involuntária, que funciona como um mecanismo de protecção, designa-se por acto reflexo. O estímulo activou o órgão receptor. As modificações produzidas nos mecanismos ligados á sensação de dor activaram os nervos sensoriais os quais transportam a mensagem a um centro nervoso- a espinal medula, onde é elaborada a resposta que é conduzida pelos nervos motores que activam os órgãosefectores- os músculos do braço contraem-se e a mão afasta-se. ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO Sistema Nervoso Sistema nervoso central Sistema nervoso periférico Sistema nervoso Sistema nervoso...
tracking img