O que acontece com o trabalho?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Há uma quantidade crescente de pessoas que se encontram em situações de trabalho mal definidas, sendo conceituada como informalidade. Podemos visualizar essa situação pelo PIB, que baixou de 45% noinicio dos anos 1990, para 37% no ano 2000.
Segundo dados do IBGE houve um aumento na porcentagem de empregados com carteira assinada, em agosto de 2011 eram 56,5%, já em agosto de 2012 57,9%. E umadiminuição na porcentagem dos trabalhadores sem carteira assinada, sendo que em agosto de 2011 eram 17,0%, e em agosto de 2012, 15,1%.
Muitas empresas se aproveitam desta informalidade paradesrespeitar as normas legais, mais conhecidas como a sonegação de impostos, porém, acaba sendo bem vista por algumas pessoas, na medida em que o setor informal tem capacidade de incluir mão-de-obra menosqualificada, contribuindo com a redução da taxa de desemprego.
Não só no Brasil, mas no mundo todo é perceptível que milhões de pessoas estão encontrando formas apropriadas para sua entrada no processoprodutivo, o que gera principalmente no país brasileiro uma grande desigualdade. Tornando-se um desafio estrutural, na inserção produtiva das pessoas excluídas pela modernização desigual,principalmente porque o setor formal privado, mesmo acrescido do setor público, não é suficiente.
Desta forma as pessoas precisam se submeter a atividades empregatícias com salários baixos, altos riscos e atémesmo há uma segunda jornada, como por exemplo: os empregados domésticos, os motoboys, os policiais, médicos, profissionais liberais, cooperativas, a relação entre pequenos produtores e grandes empresasagroindustriais e até mesmo os idosos, que precisam trabalhar visto que a aposentadoria que recebem não é suficiente para se manterem.
Com isso, uma imensa flexibilização dos vínculos de trabalho,que adotam formas muito diversificadas, tornando-se extremamente difícil acompanhar os diversos subsistemas que estão se formando. Refletindo assim, nas remunerações do trabalhador. O peso dos...
tracking img