Hidrocarbonetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HIDROCARBONETOS


Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados unicamente por carbono e hidrogênio unidos tetraedricamente por ligação covalente assim como todos os compostos orgânicos. São a chave principal da química orgânica, visto que são eles que fornecem as coordenadas principais para formação de novas cadeias e posteriormente para nomenclatura de outros compostos. Praticamentetodos os alcanos ocorrem naturalmente no gás natural do petróleo, enquanto que os mais pesados, alcenos e alcinos são obtidos no processo de refinação. Podendo também ser sintetizados em laboratório.
O estado físico dos hidrocarbonetos geralmente é gasoso ou líquido, em virtude de seu baixo ponto de fusão e ebulição, por ser apolares, e unidos por forças intermoleculares fracas, são poucosolúveis em água, ou seja, seu grau de dissociação é bastante pequeno até que seja atingido o equilíbrio.
1. Quanto à forma das cadeias carbônicas, os hidrocarbonetos podem ser divididos, em:
a) Hidrocarbonetos alifáticos: neles, a cadeia carbônica é acíclica (ou seja, aberta), sendo subdivido em:
• Alcanos;
• Alcenos;
• Alcinos e;
• Alcadienos.
b)Hidrocarbonetos cíclicos: possuem pelo menos uma cadeia carbônica fechada, subdivididos em:
• Cicloalcanos ou ciclanos;
• Cicloalcenos ou ciclenos e;
• Aromáticos, que possuem pelo menos um anel aromático (anel benzênico) além de suas outras ligações.

2 Quanto ao tipo de ligação entre os carbonos, os hidrocarbonetos podem ainda ser divididos em:
a)Hidrocarbonetos saturados, englobando alcanos e cicloalcanos, que não possuem ligações dupla, tripla ou aromática;
b) Hidrocarbonetos insaturados, que possuem uma ou mais ligações dupla ou tripla entre átomos de carbono (entre eles os alcenos, alcadienos e cicloalcenos - com ligação dupla; alcinos - com ligações triplas; e aromáticos).











ALCANOS

Os alcanos, também chamadosparafinas, são hidrocarbonetos saturados por apresentar ligações simples na molécula, de fórmula geral CnH2n+2. Estes se apresentam em cadeias lineares ou ramificadas. Os alcanos lineares são designados, na nomenclatura oficial, através de prefixos, geralmente gregos, seguidos do sufixo "ano".
A cadeia de carbonos mais longa na estrutura constituirá a base do nome em função dos números de átomos decarbono que procede (1: metano, 2: etano, 3: propano, 4: butano, 5: pentano, 6: hexano, 7: heptano, 8: octano, 9: nonano, 10: decano, 11: undecano,Hidrocarbonetos 3 etc...). Nos alcanos, os átomos de carbono usam quatro orbitais híbridos, equivalentes sp³, para se ligar tetraedricamente a quatro outro átomos (carbono ou hidrogênio).
Exemplo:








2,2,4 - trimetilpentano (2,2,4 – duasramificações no 2º carbono e uma ramificação no 4º carbono. Por ser três ramificações, aí o prefixo tri seguido de metil devido as ramificações terem somente um carbono; e pentano por se tratar de cinco carbonos na cadeia principal com simples ligações).

Propriedades Físicas:
• Alcanos são praticamente insolúveis em água.
• Alcanos são menos densos que a água.
• Pontos de fusão eebulição dos alcanos geralmente aumentam com o peso molecular e com o comprimento da cadeia carbônica principal.
• Em condições normais, do CH4 até C4H10, alcanos são gasosos; do C5H12 até C17H36, eles são líquidos; e depois de C18H38, eles são sólidos.
• As moléculas de alcanos podem ligar-se entre si por força de Van der Waals. Estas forças tornam-se mais interessantes à medida que otamanho das moléculas aumenta.

Propriedade química:
• Alcanos possuem baixa reatividade porque as ligações simples C-H e C-C são relativamente estáveis, difíceis de quebrar e são apolares. Eles não reagem com ácidos, bases, metais ou agentes oxidantes. Pode parecer surpreendente, mas o petróleo (em que o octano é um dos principais componentes) não reage com ácido sulfúrico concentrado,...
tracking img