O protocolo ip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS AVANÇADAS

O Protocolo IP
Samuel Francisco Rosado e Silva Caldeira

LISBOA JANEIRO - 2009

Samuel Francisco Rosado e Silva Caldeira
AL 20964 Turma B Multimédia-Noite

O Protocolo IP

Trabalho apresentado ao Professor Dr. Pedro Brandão da disciplina de Redes e Internet I da Turma B, noite, do curso de Engenharia Multimédia.

1

1 - INTRODUÇÃO
UmProtocolo é um conjunto de regras estruturadas que permitem e regulamentam a comunicação entre computadores, ultrapassando assim o facto de, estes usarem sistemas operativos diferentes. Foi com o objectivo de padronizar e universalizar as comunicações, entre plataformas de todos os tipos que, por volta dos anos sessenta o DOD1 iniciou investigações em busca de uma solução que permitisseinterligar computadores, de arquitecturas completamente distintas; e, em muitos casos, localizados a grandes distâncias uns dos outros, em posições geográficas de grande importância estratégica e táctica, fosse em bases secretas, em porta-aviões ou noutro tipo de localizações de igual relevância; de modo a que, se a comunicação fosse interrompida de uma determinada maneira, a interupção pudesse sercontornada, com o envio da informação por caminhos alternativos. Ao fim de alguns anos de investigação, mais exactamente em 1974, foi criado o TCP/IP2, um protocolo de transmissão que permitiu a interligação desejada pelo DOD, criando, assim, uma enorme rede que viria a dar origem à Internet que hoje conhecemos. Em 1977 foi criado o modelo OSI3 pela organização ISO4, dividindo os protocolos de redes em 7camadas, tal como se indica na figura da Ilustração 1.

1 2

DOD – Department of Defense, designação do Departamento de Defesa Norte-Americano. TCP/IP – Acrónimo de Transmission Control Protocol/Internet Protocol. 3 OSI – Acrónimo de Open System Interconnection. O OSI é um padrão mundial de comunicação de dados que é usado em, praticamente, todas as arquitecturas de redes o qual divide osistema em sete camadas cada uma delas executando uma tarefa específica dentro da rede. 4 ISO – International Standards Organization.

2

Ilustração 1: Modelo OSI.

A legenda da ilustração 1 é a seguinte: 1. 2. Física – Camada na qual é feita a transmissão física dos dados; Link de Dados – Transfere os dados binários entre a camada Física e a Camada de Rede executando o controlo de fluxo e deerros; 3. Rede - Processa o encaminhamento da informação entre os vários sistemas de origem e destino gerindo tanto o endereçamento como a tradução dos endereços lógicos para endereços fisicos; 4. Transporte - Cria mecanismos que permitem a troca de dados, dentro do próprio computador, numa aplicação ou num processo especifico; 5. 6. Sessão - Gere a sessão de rede bem como o login da mesma;Apresentação - Determina a formatação dos dados para poderem ser enviados para os vários interfaces ou aplicações, como, por exemplo, para impressoras ou para monitores de vídeo;

3 7. Aplicação - A única camada que é reconhecida pelo software do utilizador da rede, de que constituem exemplos, o Internet Explorer, o Email, o FTP, etc. Este modelo OSI impõe que um conjunto de dados originários de umdeterminado computador tenha de atravessar todas as camadas do modelo OSI, isto é, da camada 7 até à camada 1, sendo, nas seis primeiras, adicionados cabeçalhos em cada nível. Pela camada 1 (Física) do computador de origem dos dados eles são enviados, pela rede, para à camada 1 do host5 de destino onde o processo se repete pela ordem inversa. O modelo TCP/IP é constituído por menos camadas do que omodelo OSI pois algumas das do primeiro abrangem mais do que uma do segundo, como se vê na figura seguinte:

Ilustração 2: Modelos OSI e TCP/IP

No modelo TCP/IP a legenda da ilustração 2 é a seguinte: Aplicação - Abrange as camadas Aplicação, Apresentação e Sessão do modelo OSI; Transporte ou TCP - Mantém a mesma camada do Modelo OSI; Internet ou IP - Substitui a camada de Rede do modelo...
tracking img