O projeto de corsets pelo designer de moda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O projeto de corsets pelo designer de moda Gisela Pinheiro Monteiro (docente em Design de Moda do Senai Cetiqt), Jéssika Macedo Lima Dantas (designer de moda)

Resumo

O corset é uma peça que atravessa os tempos e tem a função de modelar o corpo feminino. Neste artigo, após conhecer a estrutura e os materiais utilizados na sua elaboração, veremos que é possível que um designer de moda possaprojetar coleções de corsets, conjugando formas, cores e materiais. Palavras-chave: Design de Moda. Corset. Corsetmaker.

Abstract The corset is a piece of clothe that goes through out time and has the task of fit the women´s body. In this paper, after knowing its structure and materials, we will show that a fashion designer is able to design collections of corsets, combining shapes, colors andmaterials. Keywords: Fashion Design.Corset. Corsetmaker.

O corset é uma peça que aparece e desaparece inúmeras vezes na história do vestuário feminino. O objetivo principal do corset é o de modificar a silhueta, transformando quem o usa na mulher "ideal": seios fartos com cintura marcada. Usado sob a veste como peça íntima ou como peça aparente, já foi chamado por vários nomes diferentes.Estudiosos, como o pesquisador de indumentária Köhler, autor da obra A História do Vestuário (2009), por exemplo, afirma que há várias palavras para o mesmo conceito. Köhler afirma que corpete, corset e pourpoint são a mesma coisa: O corpete, chamado corset ou pourpoint: conservou por algum tempo o mesmo feitio que teve no século XVI. Era enrijecido com barbatanas [hastes metálicas] e tinha decotequadrado na frente (1993, p.382). Em seguida, quando fala do espartilho, coloca entre parênteses “le corsage”: Embora, em termos gerais, tenha se conservado inalterado, o espartilho (le corsage) era agora fechado por cordões nas

1

costas, e não mais na frente; saia, costurada separadamente, tinha uma abertura na parte de trás (1993, p.421). Há, porém, momentos que considera corpete e espartilhodiferentes quando faz as seguintes afirmações: “o espartilho agora substituía o corpete da veste interior” (1993, p.389); e “o corpete da sobreveste era cortado de modo a ajustar-se perfeitamente por cima do espartilho” (1993, p.390). Como a acepção do autor é cronológica, tudo indica que a palavra ganha significados distintos de acordo com o momento histórico que está sendo estudado. Köhlersempre cita o ano e o século da peça que está analisando e qual modificação sofreu. Sabino, por outro lado, escreve, no Dicionário da Moda, que a palavra francesa corselet, em português significa corpete ou corselete (2007, p.196). Afirma ainda que “corset, espartilho em português, é uma peça da indumentária íntima feminina originada do corpete do século XV, inicialmente uma peça firme e endurecidagraças à costura ou colagem de dois pedaços de linho” (2007, p.196). Note que Sabino defende que corset (espartilho) é uma evolução de corselet (corpete) e tem como característica ser uma peça estruturada. A escolha pelo uso da palavra em francês corset foi baseada na definição de Sabino (2007) e também no fato de que, na moda, a língua francesa é consagrada. Logo, simplificando, há basicamente trêsdiferenças entre corselet e corset, que seriam: forma, material e aparência. Para facilitar a identificação, foi elaborada uma tabela ilustrando o que diferenciam estas duas peças entre si: Peça Forma  maleável  leve Material  tecido  cadarço ou fita e às vezes barbatanas (e geralmente plásticas)  ilhoses Aparência  pode ser confundido com uma blusa tomara-que-caia  apenas ajusta-se ao corpomostrando suas curvas naturais, mas não o molda, não o modifica  aperta e mostra bem a silhueta  molda e modifica o corpo

Corselet (corpete)

 barbatanas de baleia ou de madeira ou metal ou de aço inox  busk de aço inox Corset  várias camadas de tecido (espartilho)  fitas ou cadarço  ilhoses etc.  costuras Tabela 1: Diferença entre corselet (corpete) e corset (espartilho).

...
tracking img