Insuficiencia renal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
No início do estágio em 18/02/2013, realizamos um estudo de caso em assistência ao paciente em tratamento clínico.
Durante a entrevista com a paciente N.C.P. mostrava-se calma e comunicativa nos contou um pouco sobre ela. Idade 62 anos, estado civil casada, do lar, estudou ate a terceira série do ensino fundamental, com renda mensal de um salário mínimo. A paciente N.C.P. nos relatou também quegosta de fazer crochê e que teve um acidente de ônibus ,e após teve várias complicações em relação a sua saúde.
Durante o exame físico com a pacienteN.C.P, a paciente nos relatou que devido o seu problema renal crônico, ela não apresenta diurese espontânea, somente com a sonda vesical de alívio.
enquanto estudantes técnico em enfermagem podemos observar que a paciente apresentava-se com tosseprodutiva algumas vezes e muita dor em região torácica em lateral direito.
Durante a entrevista perguntamos se ela já teve alguma internação anterior, a mesma nos relatou que já internou porque teve um avc disse também que realizou duas cirurgias anteriormente sendo uma parto cesaria e retirada calculo renal.
O motivo de sua internação foi devido a uma insuficiência renal crônica + HAS+ IAM.Devido a sua patologia ea dor no lado direito o medico pediu alguns exames: Rx pa perfil, exame hemograma, plaquetas, NA, K.
Devido a insuficiencia renal cronica a paciente utiliza varias medicações.Conforme Ana Carolina Palmieri (enfermeira); Todo medicamento deve ser prescrito pelo médico e a sua administração não é um ato simples, tanto no que diz a respeito a prepara, quanto no que se refere adar a medicação ao cliente. Exigem-se responsabilidade e conhecimento de microbiologia,farmacologia e de cuidados de enfermagem específicos. Antes da administração deve observar a regra dos sete certos:prescrição certa, leito certo,clientecerto,medicamentocerto,viacerta,dose certa, e hora certa.

MEDICAMENTOS DOMICILIAR:

CLONIDINA
(ANTI-HIPERTENSIVO)

È indicado em hipetensões maligna,renal e essencial. VO (adultos).Pode ser indicado também em casos de profilaxia da enxaqueca e rubor durante a menopausa.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM:
Durante a terapia, monitore: aPA e a frequência cardíaca(em alguns casos de hipertensão, a clonidina causa uma rápida queda na PA); e avalie: o efeito terapêutico da medicação e , diante tolerância, comunique ao médico para possibilitar o ajuste dadose .

Reconde que o paciente mude lentamentede posição, para minimizar a hipotensão postural, durante a terapia.

Informe o paciente o objetivo da medicação para facilitar tantoa compreensão do seu diagnóstico como tambe a sua colaboração no tratamento. Enfatize a importância da mudança de hábitos (abondono do tabagismo)e do consumo de álcool, controle de estresse) e estimule o paciente apraticar exercícios fisicosregularmente (hridoginstastica, caminhada) e seguir uma dieta hipossódica.

OMEPRAZOL

INDICAÇÕES

Esofagite erosiva.Ulceraduodenal.Ulceragástrica

CUIDADO DE ENFERMAGEM

VO: a medicação deve ser administrada antes das refeições; as capsulas não devem ser mastigadas ou maceradas.

Informe o paciente as reações mais frequentes relacionadas ao uso da medicação eque, diante a ocorrenciade qualquer uma dlas, principalmente diarreia, o medico devera ser comunicado imediatamente. Informe também sobre a possível ocorrência de alopecia.

Pode causar boca seca. Enxagues orais frenquentes, boa higiene oral podem minimizar este efeito.

COMPLEXO B
O complexo B é um conjunto de oito vitaminas hidrossolúveis com importante ação no metabolismo celular.Antigamente, pensava-se que as vitaminas do complexo B, como são conhecidas, eram uma só vitamina, chamada de vitamina B. Depois, pesquisas mostraram que elas eram vitaminas quimicamente distintas que coexistem em alguns alimentos.As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. Também podem ser úteis nos casos de depressão e ansiedade....
tracking img