Insuficiencia renal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA


Paulo R. Margotto/Márcia Pimentel de Castro



Capítulo do Livro Assistência ao Recém-Nascido de Risco, editado por Paulo R. Margotto2a Edição/ 2004




INTRODUÇÃO


A Insuficiência Renal Aguda (IRA) pode ser definida como deficiência súbita da função glomérulo -tubular levando a distúrbios da homeostase do organismo.
Caracteriza-se poralterações no equilíbrio hidroeletrolítico e ácido básico, descontrole hormonal, elevação da creatinina e uréia sangüíneas, oligúria, embora em alguns casos possa haver poliúria desde o início do quadro.
Vale lembrar que 97% dos recém-nascidos (RN) urinam nas primeiras 24 horas de vida, e que 4% a 22% dos RN apresentam a 1a. micção na sala de parto.

FUNÇÃO RENAL DO RECÉM-NASCIDO

Na vidaintra-uterina, a placenta é o principal regulador da composição de líquidos; a contribuição do rim na manutenção da homeostase é mínima, sendo apenas responsável pela manutenção de um volume adequado de líquido amniótico.
Com o nascimento, o rim passa a atender às necessidades normais do recém-nascido, sendo que suas funções se aperfeiçoam à medida que se processa o crescimento.
Frente àssituações em que ocorre desequilíbrio da homeostase, conseqüente a fatores patogênicos ou iatrogênicos, o rim pode não responder de forma adequada, como acontece em crianças maiores e em adultos. Essas limitações refletem uma "imaturidade" ainda observada nesse período. São elas:
- Taxa de filtração glomerular (TFG) baixa, secundária a uma resistência vascular aumentada ao nível das artériasglomerulares. Enquanto 2% a 3% do débito cardíaco vai para os rins na vida intra-uterina (esses órgãos não têm a função de controlar o meio interno, função esta desempenhada pela placenta),ao nascimento este percentual do débito cardíaco como fluxo sanguíneo renal deve ser sextuplicado em poucos dias, atingindo 12% a 18% no RN a termo, aproximando-se de 25% que é o nível de adultos. A taxa de filtraçãoglomerular é de aproximadamente 26ml/min/1.73 m² com:34 semanas de idade gestacional.Com 25 semanas, a TFG é de 2 ml/min/1.73 m², alcançando níveis de maturação na idade de 9-12 meses (aproximadamente 125 ml/min/1.73 m²). Podemos calcular a TFG pela fórmula: K x comprimento do RN ( creatinina sérica (fórmula de Schwartz), sendo K uma constante, cujo valor é 0.33 para RN de baixo peso e 0.45para RN a termo (K representa a creatinina urinária por unidade de peso corporal). Existe, então, limite da capacidade do RN para resistir ao stress de uma sobrecarga de água.
- Desenvolvimento glomerular mais avançado que o tubular, resultando em desequilíbrio glomérulo-tubular. Esta assertiva induz a um julgamento injusto: embora a taxa de reabsorção tubular seja ainda pior do que a TFG, afunção tubular de reabsorção ou excreção por superfície quadrada de túbulos é melhor do que a função glomerular propriamente dita. Existem poucos túbulos e estes são pequenos; a nefrogênese que se dá de modo centrífugo (da pelve para o córtex) só se completa na 34ª semana. Os primeiros néfrons a surgir são os justa-medulares, que têm o glomérulo no córtex ou próximo à medula, cuja alça de Henle éprofunda (atinge a medula) e representam 15% da população total de néfrons na vida adulta. Estes são os mais eficientes para a manutenção do meio interno. Os outros 85% dos néfrons são corticais, menos eficazes (têm a alça de Henle mais curta) e surgem por volta da 34ª semana de gestação. Assim sendo, não é justo afirmar que os RN têm uma imaturidade tubular tão exagerada quando comparada com afunção glomerular; a superfície dos túbulos é pequena, de modo que a função final fica diminuída.
- Deficiente concentração: incapacidade de alcançar níveis de osmolaridade urinária acima de 700 mOsm/1. Os túbulos têm uma capacidade limitada de concentrar e de diluir urina, e esta capacidade freqüentemente é agredida por situações relacionadas a outras enfermidades que o RN apresenta,...
tracking img