Lingerie

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipo de produto, lingerie

A lingerie é mais do que proteção, pois, além de funcional, como quaisquer outras peças de roupa, apresenta uma relação simbólica de funcionalidade estética.
Como produto ideal de moda, a lingerie se destaca no mercado por ser uma peça de desejo mais do que incomum. A associação do sexo ao ato de comer, explicitada
pela Designer de Joias, Regina Machado, leva emconta a pesquisa que a designer fez, em que a associação fálica dos alimentos é aplicada diretamente à indústria da moda; e o marketing juntamente com campos afins aplica essa simbologia para o desenvolvimento de desejo do produto. Esse desejo é fomentado pela indústria.
O produto que passa de simples peça de roupa, já não tem mais só a intenção e propensão de proteger, assim como a necessidade dedesejar e projetar-se como desejo, anseio para o público que o consome. Torna-se parte de uma vida do consumidor, a necessidade de proteção é a necessidade de primeiro plano, todavia, o uso de marketing específico para projeção do produto permite incrementar ao artigo um valor de primeiro e segundo plano.
A lingerie veio a tornar-se um produto de libertação sexual, onde sua repressão do corpo, suarelação de dominação do homem para a mulher, inverteu-se com a simbologia que foi atravessando durante os séculos. De peça repressora do corpo, passou a produto libertador feminista; e de objeto moral do gosto machista, passou a artigo manipulador do desejo feminino. A forma da lingerie como produto foi moldado desde as revoluções sociais no mundo ocorridas nos séculos passados.
Ao surgir alycra, a microfibra e outros tecidos, de formatos e texturas variados, cores e estampas diversas, tornaram os sutiãs de hoje um produto de um determinado nível de sofisticação, com qualidade e conforto até então nunca percebidos. Atualmente, é possível adaptar seu formato a diversas funções e praticidades, desenvolvendo novos modelos que são criados para as mais variadas situações.
A indústriatêxtil, hoje, permite que a lingerie tenha um alto padrão de conforto e tecnologia aplicada ao design, propiciando ao consumidor final a satisfação do cliente pelo produto adquirido. A obtenção do produto versus a relação do cliente com a empresa que comercializa a lingerie é uma relação sinérgica desses dois fatores que
agregados ao marketing conseguem dar peso de valor emocional à lingerie.Atualmente, só as empresas de grande porte estão preparadas para isso. No entanto, no Ceará, cerca de 80% da produção de moda íntima é realizada por pequenas e médias confecções. O que se coloca aqui é o que uso da tecnologia atualmente não é mais fruto de uma necessidade partida do mercado, mas sim decorrência de uma série de pesquisas fundamentadas a partir do estilo de um público-alvo específico.História da lingerie
A Lingerie da Idade Média era simplesmente uma camisola longa, de mangas compridas, comum aos dois sexos, que tinha por finalidade evitar o contato da pele com os tecidos ásperos e pesados do vestuário da época. Além disso, a roupa íntima era usada pelas mulheres, para poupar as roupas caras, pesadas e difíceis de lavar, principalmente num período em que tomar banho estavalonge de ser um hábito diário.
A partir do século XV, os ingleses começaram a dar mais importância ao modo de se vestir e as roupas sofreram constantes transformações. Desde então, o modo de se vestir passou significar "status", ou seja, cada classe usava roupas para caracterizar sua classe social.
Ainda no século XVI, a roupa íntima feminina, mais elaborada e produzida com tecidos claros, começou adistinguir-se mais da masculina. Apertando mais a cintura e, posteriormente, os seios, o que dava a impressão de quadris bem largos.
Quanto mais adornos as mulheres tinham, mais enfatizavam a riqueza e a imagem do homem que pagava suas contas. O volume das saias também significava riqueza. Daí surgiram os "saiotes", o "vertugadin", uma armação rígida adotada somente pela nobreza, as mulheres...
tracking img