O professor do maternal i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento do Professor - Maternal II 2 anos
MOTIVAÇÃO:
A motivação é o fator principal para o sucesso das atividades sugeridas. O professor deverá criar situações em que a criança seja inserida dentro de um contexto imaginário ou real para cada rolo no chão, leve a criança aatividade. Por exemplo: ao pintar um papel observar as cores, sendo que o papel branco ficará mais bonito seestiver colorido, ou observar que o chão da sala está muito triste porque ele só tem uma cor, mas que as crianças da sala vão alegrá-lo usando outras cores.
O trabalho com o giz de cera deve ser estimulado para que não fiquem muitos espaços em branco na folha. As crianças poderão imaginar várias ações do giz através de músicas. Uma música rápida e o giz corre rápido no papel, uma música lenta, o giz éusado devagar, uma música pausada, o giz dá pulos no papel e marca o caminho.
O trabalho com o canetão hidrocor poderá ser estimulado imaginando que o canetão se transforma em animais diferentes: como um elefante que anda forte e pesado, o canguru que salta longe e alto, uma tartaruga que anda muito devagar.
Quando trabalhar com massa de modelar ou mingau de maisena morno aproveitar paratrabalhar a temperatura perguntando se está frio ou quente, explicando o que sabemos quando sentimos através do nosso sentido chamado tato. A lixa é outro instrumento para trabalhar o tato e observar o que é liso e o que é áspero. Pode-se também trabalhar o paladar por meio da experimentação do sal usado na massa de modelar. Conversar sobre os alimentos que são feitos com o uso da farinha e do sal,enquanto fazem a massa.
A modelagem pode ser motivada através da fala do professor ou músicas incentivando a fazendo-se bolinhas grandes e pequenas, cobrinhas magras e gordas etc.
A música é um instrumento de fixação e motivação de grande valor dentro e fora da sala de aula, o professor pode usar as músicas criadas ou até criar outras espontâneas, durante algumas atividades. Também, pode colocar umamúsica e depois pedir às crianças que desenhem o que ouviram.
A história pode ser usada em quase todas as atividades, pois desenvolve a concentração e estimula as atividades relacionando-as com a história ouvida. Cada atividade pode ter histórias de livros, ou criadas espontaneamente no momento, com pintura em papel preto, pode se contar ou conversar sobre a noite, quando se tratar da coramarela conversar sobre o sol, as flores amarelas, etc.

Os professores do Maternal deverão preparar para o início das aulas:

Comprar quatro bolas grandes e coloridas para esta turma.
Providenciar caixas grandes de papelão e brincar com as crianças de dentro/fora
Providenciar um "muro" feito de papelão (um pouco mais alto que eles) e brincar de jogar a bola do outro lado do muro.
Providenciarvaras (bastões) feitos de jornal e brincar: - Correr segurando os bastões, correr segurando acima da cabeça, pular os bastões que estão no chão, marchar com bastões em posição de espingarda.
Providenciar pneus pequenos pintá-los e brincar: subindo no pneu, sentar dentro do pneu, pular, passar por dentro, rolar o pneu.
Providenciar sacos plásticos e cortar aventais para usar.
Caixas de váriostamanhos encapadas com cores básicas.
3 caixas grandes, 3 médias, 3 pequenas,
Preparar para caixa surpresa: tecido, camurça, algodão, papel amassado, cortiça, borracha, lixa, etc.
Fazer várias caixas de som como potes pintados contendo feijão, arroz, milho, pedra, areia, prego, para chocalho.
Fazer boliche de garrafa de refrigerante.
Gravuras coladas em papelão e cortadas ao meio, em três partes,em quatro partes, formando quebra-cabeças,
Fazer bolas de meia.
Promover atividades de amassar e desamassar com papel, plástico, jornal, tecido, etc.
Preparar uma bandinha: Pau de rumba, coco, chocalhos, etc.
Encher vários potes de yakult com diferentes quantidades de argila para diferenciar os pesos.
Para o Dia do Livro, cada criança deverá produzir o seu livro
Cada material deverá ser...
tracking img