O professor diante das tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O professor diante das Tecnologias

“A melhor maneira de transformar a prática é partir dela. É preciso compreendê-la, reconstruí-la”.
Leda Fiorentini.

Introdução
Estamos vivendo diante de uma nova sociedade, onde a informação se baseia em um novo conceito de receber e estar transmitindoinformações e conhecimentos. Os acessos ao planeta e suas culturas estão cada dia mais conhecidas em todo o mundo, pois as pessoas o fazem com mais rapidez e eficácia do que há alguns anos atrás, e isso se deve ao grande invento da tecnologia “a computação” e principalmente “a internet”, onde se começou a disponibilizar as informações por um processo educativo contínuo.
Essa Sociedade doConhecimento não pode abandonar a formalidade da educação que baseia as Instituições Escolares, mesmo que todos, crianças e adultos sejam rodeados diariamente por estas informações que cada vez é mais intensa pelos vários meios de comunicação, sejam elas, rádios, televisão, internet e outros.
Podemos dizer que todas estas tecnologias presentes ao nosso redor, e grandes influencias no conceito do nossoplaneta, torna-se imprescindível estar orientando os docentes que possam estar fazendo o uso destas novas tecnologias de informação e comunicação tanto no seu desenvolvimento diário como na prática da sala de aula, pois o papel que as novas tecnologias da informação e da comunicação poderão desempenhar muitos fatores no sistema educacional.
A educação está cada vez mais importante na vida daspessoas, das empresas e dos países. Ela está se tornando cada vez mais complexa, pois a sociedade está se tornando complexa, rica e exigente em todos os setores, e com isso a educação começará a ser continua, durante toda a vida, de uma forma continua constante e sempre mais inclusiva.
O exemplo desta complexidade pode citar onde a educação não está mais somente no espaço físico de umaconstrução e sim em espaços presenciais e principalmente virtuais, onde a tendência é modificar a figura do docente para que se torne o centro da informação onde atuará em novos ambiente se tornando um mediador, um facilitador, um gestor ou um mobilizador. Então a educação continuará no espaço físico, ou seja, na escola, mas também se estenderá a outros espaços sendo os sociais e osorganizacionais.
É fato concreto que sempre existirá uma conexão de integração das novas tecnologias com as metodologias de ensino, os métodos atuais não precisarão ser abandonados, podemos interagir tais métodos com estas novas formas de ensino, permitindo assim facilitar o aprendizado de milhares de educandos.
Nesta era de tecnologia, é importante que modifiquemos a forma do ensino e daaprendizagem, para que assim possamos chegar a um ensino compartilhado, orientado e coordenado pelos docentes, mas sempre com a principal participação dos alunos quer seja individual ou em grupo.
Os educandos devem estar atentos e prontos para interagir e incorporar o real significado destas informações, pois, enquanto elas não fazerem parte de seu contexto pessoal, intelectual e emocional, o alunopara os grandes avanços futuros.
Nos dias de hoje, os educandos de todas as áreas já estão reagindo com mais radical, reconhecendo que se a educação e a escola não abrirem espaço diante dessas novas metodologias de ensino, elas poderão ter seus espaços definitivamente comprometidos (Kawamura, 1998).
Ainda ressalta, Cândido,1997, p. 202, dizendo ainda que entre outras coisas, o sujeitoaprende, "em virtude da interatividade, da conectividade e da interdependência existente entre as diferentes inteligências que trabalham em conjunto e harmoniosamente".

Desenvolvimento

O papel que se espera dos educadores, – incluem-se escola e corpo docente - é estar atentos e preparados para formar educandos para a vida, com habilidade, competência, tecnologia e responsabilidade. Tornar um...
tracking img