Resumo - O processo Grupal

Os autores discordam em alguns aspectos sobre o enquadramento estático do grupo. Em contra partida, consideram positivo o enquadramento psicanalítico, contudo, concluem que o processo grupal se readéqua a cada momento e não é abstrato, pois não é estático. Analisando essa variação, Silvia define três categorias na produção grupal, são:

1- Categoria de Produção: tem como característica a atividade produtiva de caráter histórico. As relações dentro do grupo é que ditam e sanam suas necessidades.
2- Categoria de Dominação: seguem o padrão hierárquico dominante, mesmo quando democrático.
3- Categoria Grupo-sujeito: nessa categoria podemos encontrar o grupo-sujeito e grupo-sujeitado. Os sujeitos crescem através da mudança, mas em muitas vezes são um pouco resistentes à ela, são mais acostumados a aceitar autocríticas. Já os sujeitados, tem dificuldade demudar, pois se submetem as normas de maneira rígida e não aceitam autocrítica.
Podemos compreender que a categoria de produção grupal influência diretamente nas ações do grupo, na concretização de seus desejos. A influência da sociedade atual também interfere na execução de algum objetivo, pois leva os indivíduos do grupo discutirem sobre essas regras institucionais dentro do grupo. Isso, muitas vezes, é o que dita a hierarquização dentro do grupo.
Em resumo, o perfil do grupo e seu lugar dentro da sociedade, será definido de acordo com o memento histórico e social no qual ele foi concebido. A hierarquização horizontal ou vertical, também é fruto desse processo, mas existem fatores que irão definir qual das duas será o utilizada, pois em alguns grupos, seus membros podem negar esta imposição social. Os grupos que não concordam com essa dominação social buscam suas próprias maneiras de [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). O processo grupal. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Processo-Grupal/466102.html

MLA

"O processo grupal" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Processo-Grupal/466102.html>.

MLA 7

"O processo grupal." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Processo-Grupal/466102.html>.

CHICAGO

"O processo grupal." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Processo-Grupal/466102.html.