Gerenciamento de projetos em projetos de p&d

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: Gerenciamento de Projetos em Projetos de P&D

DELIMITAÇÃO DO TEMA:

As novas tendências econômicas e sociais que atingem as empresas, as universidades e a sociedade em geral ocasionam uma obrigação de preparação para o amanhã. As companhias tornam-se mais abertas e as instituições de ensino dão início ao repensar de seu papel diante dessa nova realidade. Dado isso, percebesse o inícioda parceria entre as universidades e as empresas que se reúnem para estabelecer uma estratégia de ação conjunta por meio de um processo de captação de recursos que tragam resultados mútuos. Neste sentido, a estratégia do modelo de parceria é buscar um equilíbrio entre as ofertas geradas dentro das universidades e/ou instituições de pesquisa e as necessidades que poderão surgir no mercado, numfuturo próximo.
Os projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) se diferenciam por terem um alto grau de insegurança, tendo este uma referencia de que uma metodologia eficiente poderia ser aplicada nestes projetos para alcançar melhores efeitos. A ideia é que, quanto maior o controle de projetos com esta característica melhor os resultados. Dado isso, percebesse a necessidade de uma gestão destesprojetos, por meio de gestão dos recursos, de pessoal, cumprimento do cronograma físico e das atividades administrativas, que estão atreladas às exigências requeridas pelos órgãos de fomento, que, de forma individual, constituem como devem ser os documentos de planejamento, exigindo que os resultados obtidos sejam reportados em períodos vinculados em contratos firmados entre eles.
Cada projeto temvárias etapas a serem cumpridas, que estão abordadas no escopo do mesmo que são o desenho do plano estratégico e risco, do plano de comunicação, do plano de integração, definição e organização das atividades de desenvolvidas no projeto, monitoramento das metas físicas, recursos humanos, relatório técnico, relatórios financeiros, compra de produtos e serviços além de preparação do Workshop com aparticipação de todos os membros da equipe para transferência de conhecimentos. É neste contexto que o conceito de gerenciamento de projetos tem sua aplicação por meio de uma boa gestão com a utilização de ferramentas de controle de projetos e teorias práticas.

JUSTIFICATIVA:

Os projetos de P&D são caracterizados como de maior risco nos projetos, dado as incertezas com relação a seusresultados. Isso se deve em decorrência que tais são inovações e constituem investimentos de diversos órgãos de fomento e empresas caracterizando assim, pelo risco e pela longa maturação.
Por serem a união de diversas fontes de recursos, e compostos por executores doutores e pós doutores, o objetivo do projeto só é alcançado com a maturação do Projeto de P&D, gerando credibilidade aos pesquisadores, asinstituições de pesquisas e universidades.
Como se sabe a obtenção de recursos junto aos órgãos de fomento à pesquisa está ligada à produção científica e a viabilidade de outros projetos, o gerenciamento dos mesmos tornou-se um poderoso instrumento de transformação e desenvolvimento dentro das organizações, pois a utilização do gerenciamento nos Projetos gera o sucesso na finalização dos mesmosocasionando novos recursos para novas pesquisas.

OBJETIVOS:

Identificar e aplicar as multifuncionalidades do PMBOK dentro das Fundações de apoio a pesquisa que são responsáveis pelo gerenciamento dos recursos dos projetos, visto que não há um entendimento e acompanhamento específico de cada projeto dentro das organizações, ou seja, um monitoramento desde o planejamento, passando peloacompanhamento e controle na execução até a finalização do projeto de P&D e além de existir uma ineficiência das Fundações em comparação a empresas privadas, posto que as mesmas são órgãos vinculados a administração pública e devem seguir regulamentos padrões e legislações específicas, que na grande maioria das vezes, são desconsideradas nas atividades de pesquisas em ambiente privado, ocasionando...
tracking img