O processo de trabalho do assistente social nas casas de amparo para mulheres vitimas de violencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As ações desenvolvidas pelos Assistentes Sociais nas Casas de Amparo para Mulheres Vítimas de Violência são pautadas de acordo com o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais Conforme Lei 8662/93.

O termo violência contra a mulher surge nos anos 70, através do movimento feminista, ao denunciar para a sociedade que as mulheres eram o alvo principal da violência praticada peloshomens. A violência contra a mulher tanto pode ocorrer dentro de casa como fora dela. A violência contra a mulher tem sido apontada pela ONU como uma violação dos Direitos Humanos e como uma das causas de doença das mulheres. Da mesma forma, a violência cometida contra as mulheres é considerada um dos principais entraves ao desenvolvimento de Países do mundo inteiro. A justificativa para os atos deviolência estaria somente no fato de ser mulher, portanto um ser submisso, que deve obediência ao homem. Portanto, a interlocução do Serviço Social com essa questão se faz necessária, uma vez que a violência de gênero é um fenômeno social, deve ser enfrentada através de um conjunto de estratégias políticas e de intervenção social direta. Em janeiro de 2003 foi criada a Secretaria Especial de Políticaspara as Mulheres, pelo então Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva. A Secretaria assumiu o status de Ministério e tem como função elaborar, articular e executar políticas direcionadas á equidade de gênero. Um dos principais serviços que está sendo viabilizado por essa secretaria tem sido a construção de abrigos/casas de amparo.


















A Casa-abrigo exigedo profissional de Serviço Social, que seja comprometido com o Código de Ética Profissional e que zele pelo sigilo da instituição, bem como dos casos por ele atendido, tendo em vista o alto grau de complexidade e risco do serviço prestado.

O objetivo do Serviço Social é promover o exercício de cidadania da usuária que vai passar pelo seu atendimento.

As Delegacias da Mulher (DEAM) que atendeme orientam juridicamente as mulheres que sofreram violência e sofrem ameaças de morte ficam impossibilitadas de prestarem uma ajuda mais imediata, principalmente nos municípios onde não há uma “casa de abrigo” que possa acolher essas mulheres, bem como a seus filhos. As “casas de abrigo” possuem toda uma estruturação, com total segurança, assim as mulheres ficam mais tranquilas até que se resolvatoda a situação. Na área da qualificação dos serviços, há os profissionais de Serviço Social e psicologia. Estes profissionais são um agente de combate, e atuam na prevenção e também na eliminação dela. As mulheres que procuram o profissional precisam de uma ajuda para que possam modificar as situações das relações de dominação, subordinação, desrespeito, egoísmo, desigualdade, ausência dedialogo, dependência financeira. Estão necessitando trabalhar sua autonomia, emancipação e auto-estima. Porém, devemos observar que os serviços que atuam junto a mulheres que sofrem violência doméstica devem trabalhar também com seu agressor, geralmente seu próprio companheiro, e fazendo um trabalho de reflexão com eles sobre os principais determinantes que levam a violência Intra-familiar. Osprofissionais desenvolvem um trabalho junto às mulheres, aos homens, aos jovens, ás crianças e adolescentes esclarecendo, orientando e possibilitando a reflexão sobre a questão, de como atuar no sentido de formação de valores mais igualitários e harmoniosos.
Apesar de todos os avanços obtidos, no aspecto legal, ainda precisamos e muito das organizações e serviços de proteção social ás mulheresvitimizadas, ainda falta ampliar a rede de apoio, tanto na questão da cobertura quanto nas diferentes formas de atenção.
Atividades a serem desenvolvidas pelo Serviço Social:

➢ Proceder-se á entrevista com as amparadas, elaborando fichas com diagnósticos e estudo de caso.
➢ Elaborar relatório e pareceres técnicos quando solicitadas.
➢ Estabelecimento de uma relação de aconselhamento...
tracking img