O processo de ensino aprendizagem de 1º e 2º seguimento da eja de campestre do maranhão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IDEPH - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO E PROMOÇÃO HUMANA
CURSO: PEDAGOGIA

ILMARA DOS SANTOS SOUSA

O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA 1º E 2º FASE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE CAMPESTRE DO MARANHÃO.




















CAMPESTRE DO MARANHÃO
2012

ILMARA DOS SANTOSSOUSA

O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA 1º E 2º FASE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE CAMPESTRE DO MARANHÃO.


Projeto de Pesquisa apresentado ao Instituto de Desenvolvimento e Promoção Humana, como requisito para elaboração da Monografia de conclusão do Curso de Pedagogia.

ORIENTADORA: Professora Msc Cleres Carvalho do NascimentoSilva.










CAMPESTRE DO MARANHÃO
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04
2 TEMA 05
3 TITULO 05
4 PROBLEMA 05
5 HIPOTESES DE ESTUDO 05

6.0 OBJETIVOS DA PESQUISA 06
6.1 Objetivo Geral 06
6.2 Objetivos Específicos 06

7 JUSTIFICATIVAS 07
8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRIA 08
9 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS12
10 CRONOGRAMA DA PESQUISA 14
11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 15

1. INTRODUÇÃO

A Educação de Jovens e adultos foi assegurada para resgatar os direitos violados daqueles que não tiveram oportunidade de terminar seus estudos ou não deram continuidade, recolocando o cidadão no meio social.
Ensinar jovens e adultos é muito mais que transmitir conhecimento é um processo de construção,resgate e crescimento, onde o professor é o elo forte entre o aluno e a vontade de aprender para alcançar seus objetivos. É preciso acreditar que a aprendizagem é possível e alcançável, basta preparação e dedicação dos professores no desenvolvimento dos métodos utilizados para que os alunos da EJA se sintam acolhidos e capazes de reeditar suas histórias de vida.
Este projeto de pesquisa tem comofinalidade averiguar se os professores da 1º e 2º Fase da Educação de Jovens e Adultos de duas escolas Públicas Municipais da cidade de Campestre do Maranhão utilizam metodologias diferenciadas as do ensino regular, pois é de fundamental importância que os professores dessa modalidade de ensino utilizem novas maneiras a fim de melhor conduzir a aprendizagem desses alunos que enfrentam grandeslimitações pelo afastamento da escola.

2. Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA).

3. Titulo: O processo de ensino aprendizagem na 1º e 2º fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas públicas municipais da cidade de Campestre do Maranhão.

4. PROBLEMA:

O desafio de alfabetizar jovens e adultos está em criar condições para que os alunos superem o lugar comum em que se encontrame consigam usar a escrita para a vida prática para que fundamentalmente avance seus conhecimentos. Diante dessa reflexão, surge então a inquietação em compreender: Será se os professores da 1º e 2º Fase da Educação de Jovens e Adultos das escolas públicas municipais, da cidade de Campestre do Maranhão, utilizam metodologias diferenciadas as do ensino regular para melhorar o processo de ensinoaprendizagem desses alunos?

5. HIPÓTESES:

* Falta de preparação e formação continuada para professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos;
* Falta de estratégias metodológicas direcionadas para público de Jovens e Adultos;
* Falta de recursos didáticos.

6. 0 OBJETIVOS DA PESQUISA

6.1 Objetivo Geral:

Investigar se os professores da 1º e 2º Fase da Educação de Jovens eAdultos utilizam metodologias diferenciadas as do ensino regular para melhorar a aprendizagem dos alunos em duas escolas públicas municipais da cidade de Campestre do Maranhão.

6.2 Objetivos Específicos:

* Analisar se os professores da Educação de Jovens e Adultos da 1º e 2º Fase utilizam metodologias diferenciadas no processo de ensino aprendizagem;
* Investigar quais as principais...
tracking img