O principe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha sobre o livro “O Príncipe”
A obra “O príncipe” forma de um manual de governo, onde, o mesmo ensina a conquistar e como manter uma província conquistada sobreseus totais domínios. Citando exemplos de outras províncias e reinos, Maquiavel expondo seu ponto de vista faz uma espécie de alerta a Lourenço mostrando dicas eapresentando fatos de outros principados.
Após ser exilado com a queda do império de Florença, Maquiavel numa ideia inteligente escreve sua obra expondo sua visão macro emuito exemplificada que acaba tomando forma de um “manual de governo”, onde cita exemplos de províncias bem e mau sucedidas. A singularidade de sua obra se dá ao fatode abordar exemplos práticos e soluções de como um governante deve agir em todas as áres de seu governo de um modo estratégico.
É importante frisar que, Maquiavelobserva em um estadista conqustador, que para ter sucesso deve contar muito com sua capacidade pessoal (suas virtudes), palavra citada muitas vezes na obra. O que elequer dizer é que não basta somente você ter um bom exercito ao seu lado ter que ter um objetivo traçado, um foco. Em sua visão isso é essencial para um conquistador.Maquiavel tinha uma visão de unificação da Itália e por isso sempre teve um olhar crítico em relação as províncias a sua volta. Em sua obra foi mal interpretado por teruma visão de que para ter o domínio de uma província qualquer medida seria válida. Traçando uma linha de pensamento com foco em sempre ter o povo em seus domínios,Maquiavel na obra “o Príncipe” lançou os fundamentos da política, como a arte de atingir, exercer e conservar o poder.

Nome: Sergio Bruno Aguiar Campos
Curso: Direito
tracking img