Usp psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia USP
versão On-line ISSN 1678-5177
Psicol. USP v.7 n.1-2 São Paulo  1996
 
ARTIGOS ORIGINAIS
 
Adaptação do Inventário de Estratégias de Coping1 de Folkman e Lazarus para o português2
 
The adaptation of Coping Strategies Inventory by Folkman and Lazarus into Portuguese
 
 
Mariangela Gentil Savóia; Paulo Reinhardt Santana; Nilce Pinheiro Mejias
Departamento de Psicologia -Universidade São Marcos
Instituto de Matemática e Estatística e Instituto de Psicologia - USP
 
 

RESUMO
Este estudo tem por objetivo adaptar o Inventário de Estratégias de Coping para o português. Para a tradução foram utilizados quatro juízes, que indicaram ser a tradução fidedigna ao inventário original com relação à interpretação das questões. Para a precisão foram utilizados osprocedimentos de teste e reteste e o método das metades. Para a validade, validade concorrente, fatorial e consistência interna. Os resultados dos testes indicam que a adaptação do questionário é satisfatória. Os sujeitos responderam de maneira coerente ao questionário, os itens apresentaram consistência interna, a análise fatorial foi altamente consistente em relação ao estudo norte-americano e osgrupos estudados mantêm uma certa homogeneidade quanto à resposta a uma determinada estratégia de coping.
Descritores: Inventário de estratégias de coping. Comportamento de coping. Precisão dos testes. Validade estatística. Estresse.

ABSTRACT
The purpose of this study is to adapt to Portuguese Folkman and Lazarus' questionnaire on the ways of coping with stressful life events. A translation ofthis questionnaire to Portuguese was first examined by four judges, who considered it adequate in terms of interpretation. The reliability of the Portuguese form was estimated by test-retest and split-half methods. The validity was basically evaluated by the factor analysis method. The results showed correspondence between the original form of the questionnaire and its translation .
Index terms:Coping Strategies Inventory. Coping behavior. Test reliability. Statistical validity. Stress.

 
 
O volume da literatura em relação a medidas de coping não tem se mostrado extenso quanto à quantidade de instrumentos construídos, inclusive no Brasil.
As medidas de coping refletem as classificações de estratégias adotadas pelos autores. Assim, Moss e Billings (l982) organizaram estasestratégias em três diferentes áreas, de acordo com a preferência do sujeito: enfoque avaliativo - avaliar e reavaliar uma situação, tentando definir o seu significado; enfoque no problema - lidar com situações de realidade, modificando ou eliminando as fontes de estresse; enfoque emocional - trabalhar as emoções causadas pelos estressantes procurando manter o equilíbrio afetivo. Estas categorias não sãomutuamente exclusivas e os processos de medida que elas implicam são de difícil interpretação.
O inventário de estratégias de coping de Folkman e Lazarus (1985) é um questionário que contém 66 itens que englobam pensamentos e ações que as pessoas utilizam para lidar com demandas internas ou externas de um evento estressante específico. Geralmente esse evento é relatado em uma entrevista com umabreve descrição de quem estava envolvido, o local em que se deu o evento e o que aconteceu. Cada administração do questionário centraliza-se no processo de coping e não-coping a uma situação particular como estilos ou traços de personalidade.
Stone e Neale (1984) desenvolveram uma lista com 55 itens que englobam a descrição de como os sujeitos haviam lidado com a situação estressante. Estesitens foram classificados em 8 categorias: distração, redefinição da situação, ação direta, catarse, aceitação, suporte social, relaxamento, religião.
McCrae (1984) desenvolveu um instrumento de 118 itens distribuídos em 28 categorias, em um estudo com o objetivo de verificar se as estratégias de coping são devidas a variáveis de personalidade; o que determinaria a escolha por uma ou outra...
tracking img