O principe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAQUIAVEL
No capitulo de Maquiavel encontramos consideráveis diferenças dentre as formas de governos que já estudamos uma nova classificação. O assunto é tratado por Maquiavel em O Príncipe, como nos Comentários sobre a primeira Década de Tito Lívio (os Discorsi).
A surpresa já se origina nas primeiras palavras de O príncipe , quando Maquiavel afirma que, " Todos os estados que existem ejá existiram são e foram sempre republicas ou monarquias" , pensamento este que até hoje se solidifica por ter introduzido o termo " Estado"
Em sua forma Maquiavel deixa a tripartição clássica aristotélica e polibiana, e aderi uma bipartição, de três, agora duas, tais chamadas de principados e republicas. O principado corresponde ao reino; e republica, tanto a aristocracia como à democracia.Presente nessas formas,os Estados são governados ou por uma só pessoa ou por muitas, ou seja o poder reside na vontade um só- é o caso do principado- ou numa vontade de muitos, que se manifesta em colegiado ou assembleia- e a republica em suas varias formas.
Para Maquiavel o Estado só pode ser bem ordenado se este tiver como constituição, a republica ou o principado. “Quando impugnar o Estado deCosmo, e à afirmativa de que nenhum estado pode ser estável se não genuíno principado ou uma verdadeira republica, porque todos os governos intermediários são defeituosos, a razão é claríssima: o principado só tem um caminho para a sua dissolução, que é descer até a republica; e a republica só tem um meio de dissolver-se: subir até o principado. Mas os Estados intermediários tem dois caminhos, umno sentido do principado, outro no sentido da republica- de onde nasce a sua instabilidade.”
Em sua tese ele nos deixa claro sua repulsão por Estados intermediários, que afirma que estes sofrem do mau característico dos maus estados, por sua instabilidade. No entanto parece contradizer a teoria do estado misto, da qual Maquiavel é admirador da republica romana. Contudo esta passagem nos dá aentender que para Maquiavel os estados estáveis são os simples-puramente principado ou republica.
Bobbio se pergunta se teria uma probabilidade em que os Estados intermediários fossem a mesma coisa que o governo misto, mas rapidamente se responde e afirma que não, pois acredita que nem todas as formas de governo que se combinam são boas. E é certamente por isso o Estado intermediário que Maquiavelcritica é aquele que com uma conciliação provisória, dentre duas partes que se conflitam não consigam chegar a uma constituição que supere as outras.
Maquiavel se detém a falar somente sobre a classificação dos principados que por sua vez se distingue de duas maneiras. Principados hereditários- o poder é transmitido por lei constitucional ( sucessão); e principados novos- poder conquistadopor quem ainda não era um príncipe. Os hereditário concerne duas espécies de governo: O príncipe , tem a ajuda de assistentes, esses na qualidade de ministros; ou por Príncipe e vários barões. Na primeira categoria Maquiavel volta ao conceito de monarquia despótica, a relação entre senhor e servo.
Quanto (aos novos principados esses se distinguem em quatro espécies de como o poder é conquistado:a) pela virtu (coragem, valor, capacidade) b) pela fortuna(sorte, acaso...) c) pela violência, d) consentimento dos cidadão, por essas quatro podem ser em duplas antitéticas virtu”fortuna”. Sendo que a diferença entre os principados conquistados pela virtu e os conquistados pela fortuna , é que os primeiros são mais duradouro , diferente da fortuna que depende do acaso, das circunstancias,apresenta uma instabilidade.
Diferente das outras ideias de governo, Maquiavel além de não se basear em cima da tripartição clássica, ele não difere suas formas em boas e más, pelo menos no que diz a respeito dos principados, entre príncipe e tirano. No mais, conclui que todos os príncipes novos são tiranos, nenhum é o verdadeiramente , considerações essas feitas baseada no principado adquirido...
tracking img