Creche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CRECHE : DESENVOLVIMENTO OU SOBREVIVÊNCIA?
Ana Lucia Paes de Barros Pacheco Universidade Estácio de Sá Leila Dupret Universidade Estácio de Sá
2 1

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, com 819 famílias, a respeito do serviço que é oferecido pelas creches do Programa Rio – Creches da Prefeitura do Rio de Janeiro. O objetivo da investigação foi fazer uma reflexão sobre o papeldesta instituição, suas contribuições e limitações para a educação infantil. Os resultados alcançados enfatizam a relevância social da creche como referência institucional para o desenvolvimento infantil, em contraponto às necessidades meramente políticas e econômicas da sociedade. Descritores: Creches. Desenvolvimento infantil.

O
1

contexto aceito tradicionalmente para o cuidado edesenvolvimento da criança tem sido o ambiente familiar, onde ela é atendida pela mãe e/ou parentes. O aumento da participação feminina no mercado de trabalho, porém, tem contribuído para que, cada vez mais mulheres, das diversas camadas sociais, busquem diferentes tipos de ajuda no cuidado e educação de seus filhos.
Professora do Curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá. Doutora emPsicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Instituto de Psicologia UFRJ. Endereço eletrônico: apacheco@openlink.com.br Professora do Curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá. Doutora em Psicologia Social e da Personalidade, Instituto de Psicologia - UFRJ. Endereço eletrônico: leila.dupret@terra.com.br

2

Psicologia USP, 2004, 15(3), 103-116

103

Ana Lucia Paes de Barros Pacheco eLeila Dupret

Frente à necessidade das mulheres saírem de casa para trabalhar e, conseqüentemente, terem seu tempo de dedicação para os cuidados da casa e dos filhos reduzido, torna-se interessante pensar a creche como um lugar propício para o desenvolvimento da criança e uma opção para os cuidados dos filhos de mães trabalhadoras. Certamente, o surgimento da creche está ligado às transformaçõesna sociedade, na organização da família, no papel social feminino e em suas respectivas repercussões, principalmente, no que se refere aos cuidados das crianças pequenas. No início do século XX, acompanhando a tendência mundial de desenvolvimento do capitalismo, da crescente urbanização e da necessidade de reprodução da força de trabalho, as creches aparecem como fruto dos movimentos operários e dapreocupação médico-sanitarista com as condições de vida das populações mais pobres. De fato, no Brasil, as creches surgem para contribuir na produção de seres capazes, higiênicos, nutridos e sem doenças. Em decorrência disso, as poucas creches criadas nesse momento situavam-se, sobretudo, nas vilas operárias e eram mantidas, principalmente, por entidades filantrópicas e, em menor número, peloEstado. O trabalho desenvolvido nas creches era, fundamentalmente, assistencial. Segundo Oliveira, Mello, Vitória e Rossetti-Ferreira (1999), a preocupação era com a alimentação, higiene e segurança física das crianças. Um trabalho voltado para a educação e para o desenvolvimento da criança não era, nessa época, valorizado. A partir da década de 1960, com a maior organização do proletariado e acrescente participação das mulheres, pertencentes às camadas médias da população na força de trabalho, novos elementos são trazidos à questão do atendimento a crianças em creches, conforme ressalta Oliveira (1988):
O crescimento do operariado, o começo de organização dos trabalhadores do campo para reivindicar melhores condições de trabalho, a incorporação crescente também de mulheres da classe médiano mercado de trabalho e a redução dos espaços urbanos de brinquedo para as crianças, como os quintais e as ruas, fruto da especulação imobiliária, do agravamento do trânsito e da preocupação com a segurança, contribuíram para que a questão da creche fosse novamente defendida como instituição necessária a alguns segmentos sociais . (p. 48)

104

Creche: Desenvolvimento ou Sobrevivência?...
tracking img