O principe de maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha de Obra

O Príncipe

Maquiavelli, Nicollo

Editora: L&PM POCKET. N°110.



Nicolau Maquiavel nasceu no ano de 1469, na cidade de Florença, filho de advogado e pertencente a uma família de destaque, era um dos mais famosos e conhecidos filósofos políticos.

Ele inicia a obra com um breve prefácio, em seguida uma dedicatória a Lorenzo de Medici ao qual destina olivro, o livro é composto de vinte e seis capítulos, nos quais ele descreve a melhor maneira de um príncipe agir para se manter no poder, mediante as adversidades de um governo.

Capitulo I: De quantas espécies são os principados e de que modos se adquirem.

O autor parte para uma serie de definições sobre os principados. Maquiavel define Estado como todos os governos que tiveram e têmautoridade sobre os homens, sendo ou não republicas ou principados, fala dos hereditários e dos mistos, hereditários porque tinha uma linhagem sanguínea nobre já há longo tempo. E dos mistos, no caso de territórios anexados a um Estado hereditário.

Capitulo II: Dos principados Hereditários.

As dificuldades de se manter um Estado novo é maior do que a de se manter um Estado hereditário, poisnesse ultimo o povo já está acostumado com a soberania de uma linhage. Quando um príncipe conquista um determinado estado e tenta mudar seus costumes corre o risco de o povo se revoltar contra ele, e por isso Maquiavel defende que o príncipe que não ofende seus súditos e não mostra motivos para o povo odiá-lo, estes o quererão bem, e defenderão o seu senhor.

Capitulo III: Dos principadosmistos.

Explica sobre os territórios mistos. Quando se conquista um território de mesma língua é mais fácil de dominá-lo do que se não os fosse, o novo príncipe deve extinguir toda a linhagem de seus antigos governantes e manter os antigos costumes do local e aos poucos introduzir os novos, de maneira que não incite o povo contra o seu senhor; quando se conquista uma província com língua, leise costumes diferentes, a melhor maneira, é que o senhor vá pessoalmente habitá-lo,para que possa ver e suprimir as revoltas na sua origem, e para que também passa para o povo mais tranqüilidade e proteção por ter a figura do seu senhor habitando o território.





Capitulo IV: Por que o reino de Dario, ocupado por Alexandre, não se rebelou contra seus sucessores após a morte deste.

Aindafalando das dificuldades de se governar um estado recém-conquistado Maquiavel responde esse questionamento mostrando duas formas se como o principado é governado, o príncipe com seu ministro tem maior poder para governar e é mais fácil, já a outra forma de governar é o príncipe governando junto com os nobres com títulos não dado pelo soberano, mas pela nobreza de sangue, já é mais difícil de segovernar, porque dentre esses nobres sempre há quem aspire por inovações, este pode abrir caminho para um invasor tomar o poder.

Capitulo V: De que modo se devam governar as cidades ou principados que, antes de sempre ocupados, viviam com as suas próprias leis.

O capitulo mostra três caminhos para que o governante deve tomar nessa situação, a de destruí-los; a de transferir a residência dosoberano para o local conquistado, pois estando o soberano presente, os distúrbios serão logo percebidos e rapidamente corrigidos, e a terceira é deixar o povo viver na sua antiga lei, pondo-lhes atributos e pondo ali um governo de poucas pessoas que sejam mantidas amigas.

Capitulo VI: Dos principados novos que se conquistam com as armas próprias e virtuosamente.

Aborda que os homens sempreprocuram seguir os caminhos percorridos por outros, pondo em prática seus atos que abtiveram sucesso e evitando os que não deram certo, os que se tornam príncipes por seu próprio valor e com suas armas e grande virtude, chegam ao poder com dificuldades, mas conservam-no com muita facilidade.

Capitulo VII: Dos principados novos que se conquistam com as armas e fortuna dos outros.

Maquiavel...
tracking img