O presidente negro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
José Bento Monteiro Lobato (1882 – 1948) é um dos maiores nomes da literatura brasileira. Conhecido e reconhecido por suas produções infantis, em seu único romance adulto O Presidente Negro (1926), surpreende por suas ideias e concepções. Formado em Direito devido a pressões familiares, exerce a advocacia por pouco tempo, logo se dedicando às escritas para o fortúnio de todos. Teve uma existênciaabundante: foi um dos precursores da indústria editorial no Brasil e grande incentivador da indústria petrolífera, sua atuação no setor colaborou para a criação da empresa brasileira de petróleo (PETROBRAS) – atualmente uma das maiores empresas de energia do mundo. Formador de opinião e um militante por seus ideais, não influenciou apenas a vida de seus leitores, mas de toda a nação.
Em OPresidente Negro, Lobato aborda assuntos como o Fordismo, a luta dos gêneros, o racismo e, principalmente, a eugenia . A história inicia-se no Rio de Janeiro da década de 20 e tem como protagonista o Sr. Ayrton Lobo, um simples funcionário da firma Sá, Pato & Cia. que sonha em passar da mísera condição de pedestre para o sublime estado de motorista, condutor, “rodante”.
Devido à imensaadmiração que Lobato nutria pela sociedade norte-americana, fez alusão ao movimento fordista em voga na época, através das aspirações de seu personagem Ayrton Lobo:
“Sonhei, portanto, mudar de casta e por minha vez levar os pedestres a abrirem-me alas, sob pena de esmagamento. E o novo pecúlio, com tanto esforço acumulado depois do desastre germânico, não visava outra coisa. Foi, pois, com o maiorenlevo d’alma que entrei certa manhã numa agência e comprei a máquina que me mudaria a situação social. Um Ford.” (LOBATO, 1926, p.27).
Para Ayrton possuir um carro não era apenas um sonho, realmente considerava que tal máquina teria o poder de transformar a sua vida; não era somente uma questão de comodidade, conforto, mas de uma nova identidade. Um segundo olhar sobre si mesmo eoutra percepção da sociedade a respeito de sua condição no mundo, situação financeira, “status”... E, após um acidente, foi factualmente o que ocorreu: Ayrton teve sua vida transformada.
Quando viajava, regozijante, para Friburgo em seu Ford, Ayrton é interrompido por um infortúnio, um acidente, e é socorrido por um dos empregados do renomado e igualmente enigmático professor Benson.________________________
“Criada no século XIX por Francis Galdon, a eugenia é um conjunto de ideias e práticas relativas a um “melhoramento da raça humana” ou, como foi definida por um de seus seguidores, ao “aprimoramento da raça humana pela seleção dos genitores tendo como base o estudo da hereditariedade”. Essa proposição teve grande sucesso e, mesmo após o seu questionamento como ciência, ainda semanteve por longo tempo como justificativa para práticas discriminatórias e racistas. No Brasil, ganhou vulto nas primeiras décadas do século XX, pois seus pressupostos forneciam uma explicação para a situação do País (que seria de um “atraso”) e, ao mesmo tempo, indicava o caminho para a superação dessa situação.” MACIEL, Maria Eunice de S. A Eugenia no Brasil, in Anos 90, n. 11. Porto Alegre, julhode 1999.
Ao acordar, Ayrton é informado pelo professor Benson do acidente e desespera-se. O que seria de sua vida agora ao retornar a ínfima condição de transeunte? Isto lhe doía mais do que as escoriações que sofrera. Entretanto, nem tudo estava perdido, Ayrton é convidado pelo professor Benson para permanecer em sua residência e se tornar seu confidente. Ayrton aceita o convite e inicia-sesua nova saga, porém, a vida o reservaria mais algumas surpresas: a bela e encantadora filha do professor Benson - Miss Jane. Foi amor a primeira vista!
O professor Benson e Miss Jane principiam Ayrton em seu envolvente e misterioso “mundo”, contudo o mais vislumbrante para Ayrton é o “porviroscópio”, a mais magnífica e extraordinária das invenções do professor Benson, uma máquina através da...
tracking img