Espetros e espetroscopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Básica e Secundária da Povoação
F. Química
2012/2013

Espetros e Espetroscopia

Trabalho realizado por:
Bernardo Moniz nº4
Leandro Cordeiro nº 6

Índice

Introdução 31-Espectroscopias 4
1.2- Métodos da Espetroscópicos 5
1.3- Processos de medição 5
1.4- Interação da radiação com a matéria 6
2-Espetros 7
2.1- Descoberta do Infravermelho 9
Conclusão 10Bibliografia 11

Introdução

Espectroscopia de uma maneira geral, consiste no estudo da radiação electromagnética emitida ou absorvida por um corpo. Esta técnica empregada na Química, Física, engenharias,astronomia, e várias outras áreas. Como por exemplo, em astronomia, ela permite saber informações sobre a constituição química das estrelas e a evolução das reacções. Na Física e na Química, aespectroscopia fornece-nos informações sobre as propriedades nucleares, atómicas e moleculares da matéria.

1- Espectroscopias
Em Química e Física, o termo espectroscopia é a designação para todatécnica de levantamento de dados físico-químicos através da transmissão, absorção ou reflexão da energia radiante incidente em uma amostra. O resultado gráfico de uma técnica espectroscópica é chamado deespectro. A sua impressão gráfica pode ser chamada espectrograma ou simplesmente por espectro.
Originalmente o termo espectropia designava o estudo da interação entre a radiação e a matéria como umafunção do comprimento de onda (λ). De fato, historicamente, espectroscopia referia-se ao uso de luz visível dispersa de acordo com seu comprimento de onda, como por exemplo um prisma.
Posteriormente oconceito foi expandido para compreender qualquer medida de uma grandeza como função tanto de comprimento de onda ou frequência. Assim, este termo também pode se referir a uma resposta a um campoalternado ou frequência variável (ν). Uma posterior extensão do escoppo da definição adicionou energia (E) como uma variável, dada quando obtido o relacionamento muito próximo expresso por E = hν (h é a...
tracking img