O preconceito de cor no processo de adoção no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PRECONCEITO DE COR NO PROCESSO DE ADOÇÃO NO BRASIL






Grénisa Candelária, estudante do 4º ano do Curso de Direito, pelas Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul – SP.





Sumário: Resumo; Introdução; Adoção; Adoção Inter-racial; Adoção Internacional; Conclusão; Notas e Referências.



Palavras-chave: Adoção. Preconceito de cor. Criança negra.





Resumo


Opresente artigo científico consiste num breve estudo sobre o preconceito de cor no processo de adoção no Brasil. Realizam-se diferentes posicionamentos diante do tema exposto. No desenvolvimento deste trabalho descreve as dificuldades e preconceitos que crianças e adolescentes negros enfrentam na hora da adoção por conter um perfil diferente daquele procurado por adotantes na hora da adoção. Descreveraa realidade do tema exposto para que haja uma consciência não só dos adotantes mais para qualquer pessoa sobre a tal questão.



















1- Introdução

O presente trabalho mostra que candidatos a adotantes no Brasil não faltam, o problema está envolvido com preconceitos, inseguranças, medo, e a exigência requerida na hora de adotar a criança, é comum casaispreferirem crianças recém nascidas, brancas e meninas. Preferem um perfil mais parecido com o deles, se preocupam em enfrentar problemas como exclusão e rejeição em sua própria família, amigos e no trabalho; esperam semelhanças com os adotantes.
O Brasil é composto de descendentes de negros, onde durante vários anos foi escravizada, a população negra na sua maioria ainda hoje é discriminada, vemacompanhada ainda da historia da escravidão. Na adoção não é diferente, as crianças negras são limitadas ao direito de ter uma família, elas tem mais dificuldades de serem adotadas, ampliando o preconceito racial. Muitas crianças e adolescentes passam anos a espera de um lar, uma nova família, essa dificuldade acaba quando são destinadas a morar em outros paises com família estrangeiras, longe desuas raízes, e perdendo o direito de permanecer em seu país de origem.
Com tantas exigências a criança negra tem poucas chances de serem adotadas, vão ficando em orfanatos e instituições próprias, e quanto maiores ficam a tendência é menor de sair e ganhar novos pais, pois não atendem a exigências dos adotantes.
.



2. Adoção

Inicialmente faz-se necessário esclarecer osignificado da palavra adoção, é derivada do latim adoptione, possui como significado: escolher, adotar [1].
Para a Língua Portuguesa é uma palavra que assume vários significados de acordo com o dicionário Aurélio como: optar, escolher, assumir, aceitar, acolher, admitir, reconhecer; adotar é acolher mediante ação legal, uma criança desamparada pelos pais biológicos concedendo todos os direitosde um filho legitimo natural.
A adoção é vista como uma possibilidade de tornar-se mãe ou pai, a proteção está vinculada ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o preconceito continua no todo na sociedade, não poderia ser diferente em se tratando de adoção de negros. A Constituição Federal dispõe que a família é formada por quaisquer dos pais e seus descendentes e filhos havidos docasamento ou mediante adoção terão os mesmos direitos proibindo qualquer discriminação referindo a filiação.
No dia 03 de agosto do ano de 2009 a nova Lei de Adoção foi sancionada, essa nova lei procura simplificar o processo de adoção no país, onde estabelece 18 (dezoito) anos à idade mínima para adotar independente do estado civil; limita o prazo de 02 (dois) anos a permanência da criança edo adolescente em abrigos; a lei estabelece também medida protetiva onde à criança ou adolescente é encaminhada aos cuidados de uma família provisoriamente.




3. Adoção Inter - racial



A nova Lei da Adoção traz algumas mudanças favoráveis para crianças e adolescentes que se encontram na condição de adoção. A adoção inter-racial vem para conscientizar a sociedade e...
tracking img