O povo brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Povo brasileiro – Apontamentos e conclusões
Entender o sentido do que hoje somos é muito mais do que um desafio, constituísse num longo e detalhado processo de trabalho. A reflexão sobre a nossa formação nos remete às nossas origens, à história que como brasileiros, fomos construindo. A realidade na qual nos encontramos traz reflexões e pontos de vista provenientes de outros contextos.
No quetange esse desafio de nos tornar “explicável” Darcy Ribeiro indica um conjunto teórico a partir do nosso contexto histórico. Ribeiro reúne um conjunto de pesquisas que culminam em uma teoria do Brasil até então inédita. Subjacente à descrição desta teoria, está sua preocupação em entender por que caminhos passamos, que nos levaram a diferenças sociais tão profundas no processo de formaçãonacional.
Os brasileiros se sabem, se sentem e se comportam como uma só gente, pertencente a uma mesma etnia, será? Essa unidade não significa porém nenhuma uniformidade. O homem se adaptou ao meio ambiente e criou modos de vida diferentes, tolerância, convivência, civilidade, etc. A urbanização contribuiu para uniformizar os brasileiros, sem eliminar suas diferenças. Fala-se em todo o país uma mesmalíngua, um mesmo idioma só diferenciado por sotaques e gírias regionais. Mais do que uma junção de etnias formando uma etnia única, a brasileira, o Brasil é um povo nação, ajustado em um território próprio para nele viver seu destino.
Foi essa gente composta de índios, alma de índios, de negros, de mulatos, que fundou esse país. Ao longo da costa brasileira se encontraram duas visões de mundocompletamente opostas: a “selvageria” e a “civilização”. Concepções diferentes de mundo, da vida, da morte, do amor, se chocaram. Para os europeus os indígenas pareciam belos seres inocentes, que não tinham noção de "pecado", porém com um grande defeito: eram "vadios", preguiçosos não produziam nada que pudesse ter valor comercial. Serviam apenas para ser vendidos como escravos. Com a descoberta de queas matas estavam cheias de pau-brasil, mudaram o foco de seus interesses. Era necessária mão-de-obra para retirar a madeira.
Aconteceu uma forma de miscigenação ao meu entender um tanto quanto opressora, onde houvesse algum europeu alojado na costa em contato com as naus, e que pudesse viabilizar o fornecimento de mercadorias das quais os indígenas já haviam se tornado até certo ponto,dependentes, cada aldeia levava uma moça para casar-se com os respectivos europeus. Se ele transasse com a moça, então ele se tornava “cunhado”, e passava a ter sogro, sogra genros, passava a ser parente. Então o português e os europeus (invasores), conseguiram desse modo pôr milhares de índios a serviço deles, para a extração e carregamento de pau-brasil.
O branco penetrou na cultura indígena atravésdeste tal "cunhadismo", por meio desse costume foi iniciada a formação do povo brasileiro. E da união das índias com os europeus nasceu um povo mestiço que efetivamente ocupou o Brasil. Na barriga das mulheres indígenas cresciam indivíduos que não eram indígenas, mulheres emprenhadas pelos portugueses, pariam meninos e meninas que sabiam que não eram índios e nem europeus, pois os europeus não osaceitavam como iguais. O que eram então ? Eram uma gente vazia? O que significavam eles do ponto de vista étnico? Estes mestiços consistiam a matéria - prima com a qual se formaria no futuro o povo brasileiro.
É admissível até que a colonização pudesse ser feita através do desenvolvimento dessa prática, tinha o defeito, porém (para os portugueses), de ser acessível a qualquer europeu desembarcadojunto às aldeias indígenas. Isso efetivamente ocorreu, pondo em movimento um número crescente de navios e incorporando os indígenas ao sistema mercantil de produção. Para Portugal é que representou uma ameaça, já que estava perdendo sua conquista para armadores franceses, holandeses, ingleses e alemães, cujos navios já sabiam onde buscar sua carga.
Sabemos que um dos primeiros e principais...
tracking img