O positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Positivismo
Definição
O positivismo, de acordo com Augusto Comte, não é uma corrente filosófica entre outras, mas a que acompanha, promove e estrutura o último estágio que a humanidade teria atingido, fundado e condicionado pela ciência. Comte usa o termo filosofia com o mesmo sentido que lhe atribuía Aristóteles, isto é, como definição do sistema geral do conhecimento humano. E o termopositivo significando o real, por oposição ao quimérico, o útil em oposição ao ocioso, a certeza em oposição à indecisão, o preciso em oposição ao vago. O termo significa, ainda, o contrário de negativo e indica a tendência de substituir sempre o absoluto pelo relativo. Finalmente, traduz a proposta de organização moral e intelectual da sociedade.
Comte e sua época
Augusto Comte (1798-1857)nasceu em Montpellier, França, de família católica e monarquista. Muito cedo vai para Paris — em 1814 — como aluno da Escola Politécnica, onde adquire sólida formação matemática e científica. Aí ocorreram os dois encontros que iriam determinar as duas grandes etapas de sua obra. Em 1817, um ano depois de sair da Escola Politécnica, conheceu H. de Saint Simon (1760-1825), de quem se tornousecretário e colaborador até 1824, quando ocorreu a ruptura definitiva entre os dois pensadores. Foi em Saint Simon que Comte se inspirou para desenvolver muitos aspectos de sua doutrina, notada- mente a idéia da criação de uma ciência social e de uma política científica.
O segundo encontro significativo da vida de Comte se deu em 1844, quando, aos 47 anos, conhece uma mulher que viria exercer sobreseus sentimentos, sobre seu pensamento e sobre o estilo de sua obra uma notável influência: Clotilde de Vaux. Apaixonou-se por ela, amando-a platonicamente até sua morte precoce, dois anos mais tarde. Todo o restante da vida e da obra de Comte levariam a marca desse amor, melhor dizendo, dessa veneração, que assumiu um sentido messiânico e religioso.
A influência mais marcante em sua formaçãofoi, entretanto, Condorcet (1743-1794), ao qual Comte se referia como “meu imediato predecessor”. De fato, alguns dos pontos fundamentais de sua filosofia — como a idéia de que o progresso é uma lei da história da humanidade, a crença na eficácia das ciências da natureza e a possibilidade de criação de uma ciência da sociedade — já haviam sido anteriormente esboçados por Condorcet.
Mas, arigor, o pensamento de Comte só se torna efetivamente compreensível sobre o pano de fundo da sociedade francesa da primeira metade do século XIX, profundamente abalada pelos conflitos resultantes do processo de transformações econômicas e políticas posteriores à revolução de 1789. Nesse contexto, a filosofia de Comte se inscreve, conscientemente, na onda contra-revolucionária e ultraconserva- doraque se seguiu à Revolução Francesa. Nesse sentido, encontramos em sua obra conceitos intimamente ligados à ordem e à estabilidade social, como tradição, autoridade, hierarquia, coesão, ajuste, norma, ritual etc.
Sua produção teórica foi intensa, desde os opúsculos da juventude, até os seus volumes do Curso de filosofia positiva (de 1830 a 1848), os quatro volumes do Sistema de políticapositiva (de 1851 a 1854), o Catecismo positivista (1850), a Síntese subjetiva (1856), entre vários outros.
A lei dos três estados
Comte afirma “ter descoberto uma grande lei fundamental” segundo a qual o espírito dos indivíduos, assim como a espécie humana e as próprias ciências, descrevem um movimento histórico que atravessa um estado teológico e um estado metafísico antes de chegar ao terceiro eúltimo estado, o positivo, termo fixo e definitivo no qual o espírito humano encontra a ciência.
Estudando, assim, o desenvolvimento total da inteligência humana em suas diversas esferas de atividade, desde seu primeiro vôo mais simples até nossos dias, creio ter descoberto uma grande lei fundamental a que se sujeita por uma necessidade invariável, e que me parece poder ser solidamente...
tracking img