O poder economico e o meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O PODER ECONÔMICO E O MEIO AMBIENTE

RESUMO

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise de como o poder econômico pode influenciar no desenvolvimento do meio ambiente. A pesquisa mostra que o poder econômico na sua maioria, atua de forma massacrante ao meio ambiente zelando somente ao seu crescimento e lucro. Levando em consideração que para a atuação destes, que muitas vezes sãolegalmente autorizadas pelos governantes em prol do seu crescimento e desenvolvimento na região instalada, é necessário à atuação popular para que este tipo de política pública não torne este crescimento em mais um desastre ambiental. Existem modelos as serem seguidos de projetos públicos e privados que aliam economia e meio ambiente, pois estes não se separam.

Palavras-chave: Poder Econômico,Meio Ambiente, Desenvolvimento.



ABSTRACT



Words-key: Economic Power, Environment, Development











INTRODUÇÃO

O meio ambiente e o poder econômico estão e sempre estarão ligados e na sua grande maioria tem favorecido o lado econômico segundo mostram os ambientalistas, contrariando os industrialistas e empresários que alegam que para o crescimento e desenvolvimento énecessária alguma mudança no meio ambiente, mesmo que de uma forma ou outra venha a prejudicar o ecossistema e seus meios.
Será possível que esta formação com suas ligações algum dia seja colocada de maneira que se prospere com a utilização consciente do meio ambiente?
O presente artigo traz este tema e pretende mostrar que existe sim alternativa de desenvolvimento sustentável. Para esclarecerestes temas, a partir desta introdução explanamos sucintamente sobre o poder econômico e o meio ambiente, e após apresentamos algumas situações em que os temas estão ligados utilizando pesquisas em revistas e sites. Após apresentamos as conclusões finais.

1. O PODER ECONÔMICO

O poder econômico pode ser conceituado de diversas formas, seja sob o enfoque jurídico, seja sob o econômico. Dentreas inúmeras definições encontradas, podem ser citadas algumas que se destacam por sua clareza em ilustrar a situação percebida no mercado.
Poder econômico é a capacidade de alguém – pessoa ou entidade – poder tomar decisões descondicionadas dos padrões de um mercado concorrencial, decisões às quais alguns – poucos ou muitos – terão de submeter-se.

Também nesta linha pode-se afirmar que opoder econômico é resultante da concentração de forças econômicas privadas capazes de impor sua própria vontade ao comportamento de outras pessoas.

1.1 A ORIGEM DO PODER ECONÔMICO

A origem depende de quem é o titular do poder, visto que apesar de os particulares os serem na maioria das ocasiões, o poder público também detém poder econômico, seja por sua atuação direta através da Constituição oupelo simples monitoramento através do estado como agente regulador.
A origem imediata do poder econômico do Estado está prevista na Constituição Federal . Sabendo-se que apenas mediante previsão legislativa o poder público pode atuar no mercado, a legitimação do poder é também a própria criação do poder.
Artigo 173 da Constituição Federal de 1988
“Ressalvados os casos previstos nestaConstituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.”

2. O MEIO AMBIENTE

O meio ambiente não é visto apenas como a natureza intocada, um pedaço da Terra onde o ser humano é separado da natureza, mas como qualquer espaço, mesmo onde há a interaçãocom o ser humano, suas modificações ao meio, sua cultura. A espécie humana é mais uma espécie fazendo parte do conjunto das espécies vivas da Terra. A definição de meio ambiente é muito vasta, mas podemos destacar algumas definições como as mais importantes encontradas na literatura:
“O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos...
tracking img