O plano real

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No dia 1º de julho de 2012, o Plano Real completou 18 anos de sua implementação. E fatos comprovam que o Brasil antes da implementação do Plano Real, a inflaçãoestava em torno de 50%, e no ano seguinte de 1995 baixou surpreendentemente para 1,7%.

Também é válido ressaltar que o Plano Real foi composto por três frentesde ações:

- Ajuste Fiscal: Combinando aumento de impostos e cortes nos gastos públicos, o governo procurou reduzir o desequilíbrio entre a arrecadação e osgastos públicos

- Desindexação da Economia: após anos de inflação recorrente, os agentes econômicos passaram a indexar preços a índices de inflação, criando umcírculo vicioso de aumento de preços. A principal ação para reverter este quadro foi a adoção da URV (Unidade Real de Valor), como forma de eliminar a memóriainflacionária. A URV era definida diariamente através de um cálculo usando como base uma média diária de inflação através de uma cesta de índices inflacionários.

-Política Monetária Restritiva: o governo tomou diversas medidas para restringir a atividade econômica interna, como aumento da taxa básica de juros e aumento dosdepósitos compulsórios.
Conseqüências - Num primeiro momento o plano obteve resultados muito positivos, com controle da inflação e aumento da taxa de investimentos naeconomia. A crise de hiperinflação foi de fato debelada, embora uma persistente inflação residual tenha se mantido: a inflação acumulada no Brasil nos onze primeirosanos do plano atingiu 165%, segundo pesquisa divulgada pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, através do IPC, Índice de Preços ao Consumidor.
tracking img