O perfil do contador e suas ferramentas de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS


O PERFIL DO CONTADOR E SUAS FERRAMENTAS DE TRABALHO


PROF: DIVINO AIZZAR EVANGELISTA


EQUIPE

ANABELL DE BARROS CALISSI RA 517879
JEFFERSON DE OLIVEIRA PASSARELLI RA 518116
LEANDRO ITIGY RIBEIRO DA SILVA RA 517120
SARA CASTRO DOS SANTOS RA 516086
THIAGO AUGUSTO LOPES RA 518366
VALDEMIR JOSÉ DE OLIVEIRA JUNIOR RA 515721


BARRETOS2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS


O PERFIL DO CONTADOR E SUAS FERRAMENTAS DE TRABALHO


BARRETOS

2011





O PERFIL DO CONTADOR E SUAS FERRAMENTAS DE TRABALHO






SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
2.1 CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO
2.2 CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL
2.3 CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO
2.4 CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO
3. ACONTABILIDADE NO PERÍODO ANTIGO
4. OBJETIVO
5. IDENTIFICAÇÃO DA NECESSIDADE
6. CARACTERÍSTICAS PROFISSIONAIS DO CONTADOR
7. ÁREAS DE ATUAÇÃO DO CONTABILISTA
7.1 NA EMPRESA
7.2 COMO AUTÔNOMO
7.3 NO ENSINO
7.4 EM ORGÃOS PÚBLICOS

8. TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE
9. CONCEPÇÃO
10. METODOLOGIA
11. JUSTIFICATIVA
12. A FINALIDADE DA CONTABILIDADE
13. CONSIDERAÇÕES FINAIS
14. REFERÊNCIAS
15.BIBLIOGRAFIAS



1. INTRODUÇÃO

Com a forte concorrência no ramo de prestação de serviços de contabilidade, o profissional para tornar-se competitivo e de alta empregabilidade, precisa estar em sintonia com a era da tecnologia, buscando seu aperfeiçoamento tecnológico para saber escolher e utilizar as ferramentas adequadas para que se possam criar expectativas de serviços com maior qualidade, rapidez econfiabilidade e que tudo isto seja transmitido aos clientes com garantia e responsabilidade.

O principal objetivo desse artigo é,sem dúvida mostrar que a presença do contador é cada vez mais necessária para a sociedade e para as empresas.Daí a evidente importância do conhecimento,da evolução da profissão contábil no século XXI.
O título o Perfil do Contador não é recente e ultimamente, tornou-semuito discutida a sua importância, na busca do desenvolvimento da profissão. É de grande relevância o seu estudo, pois estamos na época do conhecimento, do capital intelectual, das grandes decisões e que a função do contador na sociedade é fundamental, a cada dia que passa é mais importante.










2. HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, duranteum longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que se foram aperfeiçoando e especializando, sendo algumas delas aplicadas até hoje.

Não obstante a origem milenar da contabilidade, identificada por historiadores como praticada em tempos remotos da civilização, embora de forma rudimentar e não sistematizada.


O homem enriquecia, e isso impunha oestabelecimento de técnicas para controlar e preservar os seus bens. Aí se inicia a história da contabilidade, que segundo historiadores e estudiosos, se divide em quatro períodos:


2.1 CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO - período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria de Leonardo Pisano.


2.2 CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL -período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.


2.3CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO - período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" , da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.


2.4 CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO - período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.








3. A CONTABILIDADE NO...
tracking img