Perfil do contador atual

PERFIL DO CONTADOR

1. INTRODUÇÃO
Devido ao aumento da competitividade, as empresas têm procurado oferecer um serviço de qualidade e cada vez mais diferenciado, a fim de atender as expectativas de seus clientes e alcançar seus objetivos organizacionais.
Para isso as organizações têm procurado profissionais cada vez mais capacitados e com formação completa, capazes de desenvolver as maisdiversas habilidades e competências. Um dos departamentos que tem atraído os olhares dos administradores de empresas é a Contabilidade, pois se aplicada de forma gerencial, tem o objetivo de produzir informações que auxiliam na tomada de decisões e orientam aos administradores a conduzir os negócios.
A demanda de profissionais contábeis tem crescido devido à ampla atuação do contador no mercado detrabalho, podendo exercer atividades em diversos setores, como controladoria, fiscal, contábil, auditoria, perícia, entre outros. O profissional que opta por conhecer todos os ramos da profissão e as formações ligadas a ela, como economia, direito e administração, se diferencia no mercado de trabalho por obter uma formação vasta.
Atualmente, o contexto econômico em que vivemos tem exigido umacontabilidade mais especializada do que antes, capaz de prever riscos, controlar os custos, fornecer informações detalhadas e fidedignas aos usuários da contabilidade. A contabilidade “completa” é um diferencial que pode levar ao sucesso da organização e daqueles que a praticam.

1.2 A Atual Demanda de Profissionais Contábeis

Atualmente com o desenvolvimento da tecnologia e o crescimento dasempresas, a área de atuação do contador tem sofrido alterações, sua amplitude vem traçando um novo perfil para a profissão contábil, onde é possível ao contador assumir funções em diversas áreas do conhecimento.
Esse é um dos fatores que tem influenciado o aumento da demanda de optantes pelo curso de ciências e profissionais contábeis, em função do "leque" de oportunidades que essa profissão temoferecido devido a sua nova estruturação.
Nos próximos anos, pela expansão que se promete no setor, não seria exagero afirmar que o número de mulheres na profissão será igual ao dos homens. E haverá a quebra de mais um paradigma no país.

1.3 O Contador de Ontem x O contador de Hoje

Segundo o Professor Roberto Aurélio Merlo, as principais características que demonstram a importância doprofissional de contabilidade e sua necessidade de adaptar-se aos novos tempos partem da premissa de que o desenvolvimento da contabilidade sempre esteve associado à evolução da humanidade, ao progresso das organizações, às novas formas de negócios e ao aprimoramento das relações comerciais. Sendo assim, o trabalho do contabilista sempre esteve associado – e sempre estará – às demandas da sociedade, deacordo com a evolução natural advinda do aperfeiçoamento dos negócios empresariais.
No passado, o foco dos profissionais de contabilidade estava em alguns fatores como: A visível preocupação com a escrituração mercantil, os esforços e a necessidade de padronização das informações contábeis, permitindo a comparação de séries históricas, a luta pela regulamentação da profissão, com a consequentecriação do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Contabilidade.
O mundo dos negócios está em constante mutação e exige dos profissionais um contínuo aperfeiçoamento. O compromisso ético é uma das características que determina a confiança e credibilidade no contabilista.
O profissional de sucesso no século XXI será o que acompanhar a evolução das relações de negócios, provocada pela abertura demercados e o avanço da globalização, aliando-se ao contínuo desenvolvimento da TI e dos processos de comunicação, tornando a atividade empresarial mais dinâmica, na espera de respostas rápidas e úteis ao processo de tomada de decisões.
Espera-se que o contabilista seja capaz de transferir através de relatórios estruturados e para cada usuário as informações necessárias à tomada de decisões. O...
tracking img