Perfil profissional do contador no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo apresentar uma visão das perspectivas do mercado de trabalho do Contador no Brasil para os próximos anos. Para isso, mostraremos dados sobre a evolução da profissão e sobre as tecnologias utilizadas desde o seu surgimento no país até os dias de hoje, além das características e necessidades de profissionais inseridos no mercado atual, dando destaque ànecessidade de aprimoramentos e qualificações de que o profissional carece para ter destaque e reconhecimento em seu ambiente de trabalho.

9

1 O CONTADOR Definição: Pessoa que se encarrega da escrituração das contas das empresas mercantis; contabilista, diplomado em contabilidade. As funções de um contador são, tradicionalmente: fazer registros contábeis das empresas , cuidar de documentação,abertura e fechamento de empresas, prestar assessoria, fazer declarações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, escriturações, demonstrações contábeis, análises de balanços, etc. 1.1 Surgimento e Evolução da Contabilidade De acordo com a Drª Maria Naiula Monteiro Pessoa 1, supõe-se que a contabilidade tenha surgido juntamente com as primeiras manifestações do homem civilizado, a cercade 8.000 anos atrás. Provas arqueológicas datadas da pré-história mostram que inicialmente a história da contabilidade se confundiu com a história da conta. Segundo Hendriksen e Breda (1999), os sistemas de escrituração contábil por partidas dobradas começaram a surgir nos séculos XIII e XIV em diversos centros de comércio no norte da Itália. O primeiro codificador da contabilidade foi um freifranciscano chamado Luca Bartolomeo de Pacioli. O livro escrito por Pacioli em 1494, “Summa de Arithmetica, Geometrica, Proportioni et Proportionalitá” foi o primeiro material publicado que descrevia o sistema de partidas dobradas e apresentava o raciocínio em que se baseavam os lançamentos contábeis. Do século XVIII aos dias de hoje a contabilidade passa pelo período científico, em que deixou deser uma mera “arte” e passo u a se tornar uma ciência. 1.2 Evolução da profissão contábil no Brasil De acordo com Marion (1998), existe certa divergência nos relatos históricos da chegada dos profissionais contábeis no Brasil, entende-se, porém, que esta foi uma das primeiras profissões a abordar no país.
1

PESSOA, Maria Naiula Monteiro. Origem e E volução da Contabilidade. Disponível em

10 A formação profissional do Contador no Brasil teve sua origem na proposta do Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado 2, em 1754, que propôs a criação de uma Aula de Comércio, supervisionada pela junta de Lisboa. Sua instituição foi aprovada em 1756, na capital portuguesa. Em 1764 a Ordem Régia tornou obrigatório o registro das partidas dobradas. 3 A primeira regulamentação doprofissional contábil ocorreu em 30 de agosto de 1770, com a matrícula dos Guarda-Livros na junta de Comércio de Lisboa. O registro desses Guarda-Livros era válido tanto para Portugal como para a Colônia. O guarda-livros, como era conhecido antigamente o profissional de Contabilidade, era um profissional ou empregado incumbido de fazer os seguintes trabalhos da firma: elaborar contratos e distratos,controlar a entrada e saída de dinheiro, através de pagamentos e recebimentos, criar correspondências e fazer toda a escrituração mercantil. O exercício da profissão requeria um caráter multidisciplinar. Para ser Guarda-Livros era preciso ter conhecimento das línguas portuguesa e francesa, bela caligrafia e ser eficiente nas técnicas datilográficas. 4 Em 1812, abriu-se concurso para as Aulas de Comércioa se estabelecerem na Bahia e em Pernambuco, e em 1835 foram aprovados os estatutos da Aula de Comércio da Corte, mantida pela Secretaria do Tribunal Real da Junta do Comércio. Em 6 de julho, foi aprovado o Regulamento da Aula de Comércio e em 30 de dezembro do mesmo ano foi regulada a expedição da Carta de Habilitação dos diplomas da aula de Comércio. Dez anos mais tarde, a aula de Comércio da...
tracking img