Cpc 026

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade Avançada

Profº -

Acadêmicos:

Ji-Paraná – RO, 23 de março de 2011

Contabilidade Avançada

CPC 026 Apresentação das Demonstrações Contabeis

OBJETIVO
O objetivo do Pronunciamento técnico 026 que esteve em audiência pública conjunta com a CVM até 15/06/09 é o de definir aApresentação das Demonstrações Contábeis , para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade quanto com as demonstrações de outras entidades. Este pronunciamento estabelece requisitos gerais para apresentação das demonstrações contábeis, diretrizes para a sua estrutura e os requisitos mínimos para o seu conteúdo.
DEMOSTRAÇÕESCONTABEIS
As Demonstrações Contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6.404/76,pela administração de uma entidade e representa a sua proteção de contas para os sócios e acionistas. A composição das Demonstrações Contábeis :
* Balanço Patrimonial
* Demonstração do Resultado do Exercício- DRE
* Demonstração da Mutação doPatrimônio Liquido (DMPL) e de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)
* Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos- DOAR
* Demonstração do Fluxo de Caixa –DFC
* Demonstração do Valor Adicionado- DVA
* Demonstrações Comparativas
* Consolidação das Demonstrações Contábeis
* Balanço Social
* Relatório da Administração
* Notas Explicativas
* Parecer dos AuditoresIndependentes
* Parecer do Conselho Fiscal
FINALIDADES DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
As Demonstrações Contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. O objetivo das Demonstrações Contábeis é o de proporcionar informações acerca da posição patrimonial e financeira,do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grandenumero de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. As Demonstrações Contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade e sua capacitação na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados. Para satisfazer a esse objetivo, as demonstrações contábeis proporcionam informação da entidade acerca do seguinte: Ativos,Passivos, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas incluindo Ganhos e Perdas, Alteração do Capital Próprio Mediante Integralização dos Proprietários e Distribuição a Eles,e também Fluxo de Caixa.
APRESENTAÇÃO APROPRIADA E CONFORMIDADE COM AS PRÁTICAS CONTABEIS BRASILEIRAS
A apresentação da Demonstrações Contábeis devem representar aproximadamente a posição financeira e patrimonial, o desempenhoe os fluxos de caixas da entidade, para apresentação adequada,é necessária a representação confiável dos efeitos das transações, outros eventos e condições de acordo com as definições e critérios de reconhecimento para ativos, passivos, receitas e despesas como estabelecidos na Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis. A entidade cujas as DemonstraçõesContábeis estão em conformidade com os Pronunciamentos,Interpretações e Orientações do CPC deve declarar de forma explicita e sem reservas essa conformidade nas notas explicativas.

CONTINUIDADE
Quando da elaboração da Demonstração Contábil, a administração deve fazer a avaliação da capacidade da entidade continuar em operação no futuro previsível. As Demonstrações Contábeis devem ser elaboradasno pressuposto da continuidade, a menos que a administração tenha intenção de liquidar a entidade ou cessar seus negócios, ou ainda não possua uma alternativa realista senão a descontinuação de suas atividades. Quando as Demonstrações Contábeis não forem elaboradas no pressuposto da continuidade, esse fato deve ser divulgado, juntamente com as bases com as quais as Demonstrações Contábeis foram...
tracking img