O perfil do analista de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O perfil do Analista de Sistemas
2011
Nome do Grupo:
Marcelo Gennari de Oliveira RA: 1122454
Robson Maciel de Oliveira RA: 1121854
Ivan Silva de Souza RA: 1120789
David Escaliante RA: 1120990



Conteúdo
Analista de sistemas 2
1. Análise de sistemas 2
Relações Profissionais 3
2. O que é ser analista de sistemas? 4
3. Quais as características necessárias para ser analistade sistemas? 4
4. Qual a formação necessária para ser analista de sistemas? 5
5. Principais atividades 5
6. Mercado de Trabalho 13
Sobre a Robert Half 14
Curiosidades 14



Analista de sistemas
"Aquele que organiza e desenvolve processos informacionais em redes de computadores” Fonte: Redação Brasil Profissões

1. Análise de sistemas
Análise de sistemas é a atividade quetem como finalidade a realização de estudos de processos a fim de encontrar o melhor caminho racional para que a informação possa ser processada. Os analistas de sistemas estudam os diversos sistemas existentes entre hardwares (equipamentos), softwares (programas) e o usuário final.
Os seus comportamentos e aplicações são desenvolvidos a partir de soluções que serão padronizadas e transcritas daforma que o computador possa executar.
Os profissionais da área geram softwares (programas), que são executados em hardwares (equipamentos) operados por usuários (indivíduos), preparados e treinados em procedimentos operacionais padronizados, dotados de conhecimentos do software e hardware para seu trabalho. A partir de então a análise de sistemas é uma profissão cujas responsabilidadesconcentram-se na análise do sistema e na administração de sistemas computacionais. Cabe a este profissional parte da organização, implantação e manutenção de aplicativos e redes de computadores, ou seja, o analista de sistemas é o responsável pelo levantamento de informações sobre uma empresa a fim de utilizá-las no desenvolvimento de um sistema para a mesma ou para o levantamento de uma necessidadeespecífica do cliente para desenvolver este programa específico com base nas informações colhidas.
O profissional geralmente possui conhecimento adquirido em faculdades de Sistemas de informação, Ciência da computação, Análise de sistemas, Engenharia da Computação, Processamento de dados e Programação, Informática, ou outras disciplinas similares mas a ausência de restrições para o exercício do cargopermite que profissionais capacitados de outras áreas ou mesmo que não possuem educação superior cumprir este papel nas empresas.
Como é uma ênfase, o foco e o núcleo de trabalho está voltado para o processo de desenvolvimento de software, levando em conta a área tecnológica em que irá auxiliar. O analista de sistemas deve servir como um tradutor entre as necessidades do usuário e o programa a serdesenvolvido pelo programador. Para isto, deve ter conhecimento abrangente da área de negócio na qual o sistema será desenvolvido, a fim de que possa implementar corretamente as regras de negócio.

Relações Profissionais
A comunidade científica da computação brasileira vem discutindo a questão da regulamentação da profissão de Informática desde antes da criação da SBC (Sociedade Brasileira deComputação) em 1978.
Fruto dos debates ocorridos ao longo dos anos, nos diversos encontros de sua comunidade científica, em relação às vantagens e desvantagens de uma regulamentação da profissão de informática, a SBC (consolidou sua posição institucional em relação a esta questão pela formulação dos seguintes princípios, que deveriam ser observados em uma eventual regulamentação da profissão:* Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal.
* Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio acima.
* A área deve ser Auto-Regulada.
Os argumentos levantados junto à comunidade da SBC e que nortearam a formulação dos princípios acima estão detalhados na Justificação que...
tracking img