O pensamento de skinner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorias Psicológicas: Concepções e relações com a prática pedagógica.
Abordagem Comportamental e a Educação.
B.F. Skinner e o behaviorismo radical
Biografia
- Passa a infância ‘’em um ambiente estável e caloroso’’; mãe de Skinner tinha normas rígidas sobre o que é certo e errado; foi uma criança criativa, experimentando criar várias coisas, como estilingues e até mesmo um planador.
-Formou-se em inglês; trabalhou para uma família e aprendeu a gostar de música e arte; era bastante traquina.
- Depois da faculdade, tenta ser escritor; após ter contato com as ideias do behaviorismo, toma gosto pela psicologia, matriculando-se no curso um pouco mais tarde, na Universidade de Harvard.
-------------------------------------------------
- Obteve o Ph. D. depois de pouco tempo, seguindo acarreira acadêmica, posteriormente.
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
‘’Behaviorismo (Behaviorism em inglês, de behaviour (RU) ou behavior (EUA): comportamento, conduta), também designado de comportamentalismo, ou às vezes comportamentismo, é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequadoobjeto de estudo da Psicologia. O comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos investigadas pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada Análise do Comportamento. Historicamente, a observação e descrição do comportamento fez oposição ao uso do método de introspecção. ’’ (fonte: Wikipedia)
-------------------------------------------------Behaviorismo Radical
- Considerado o sucessor de Watson – fundador da abordagem behaviorista.
- Watson, em 1912, inaugura a visão behaviorista na psicologia; tal abordagem vê na análise do comportamento o objeto da psicologia, ao invés da mente; critica os métodos introspectivos e a abordagem psicanalítica na investigação da psicologia.
‘’ Para compreender seres humanos, Watson insistia que apsicologia precisa se concentrar no estudo de condições observáveis e não se perder em especulações sobre estados interiores e não observáveis da mente; a psicologia precisa ser objetiva e evitar cair no uso de abordagens subjetivas. ‘’
- Skinner, mesmo concordando com as ideias de um behaviorismo objetivo, não concordava com os extremos defendidos por Watson, dando uma importância, muitas vezessecundária, a fatores como os sentimentos e pensamentos, bem como a herança genética e a criatividade e autoconhecimento.
- O behaviorismo de Skinner é considerado radical porque ele ‘’não procurou na psique humana causas do comportamento’’; Skinner também adotou a mesma abordagem para investigar tanto comportamentos íntimos quanto ‘’publicamente observáveis’’.
- O autor dá ênfase às relações de‘’causa e efeito’’, propiciadas pelo ambiente; acreditava que as condições ‘’sociais e físicas’’ são fundamentais para determinar o comportamento; acreditava que essas condições ambientais tem influência mesmo no ambiente interno, no campo dos sentimentos e pensamentos.
- Deixa, juntamente com seus colegas, uma metodologia científica capaz de indicar detalhadamente os fatores externos que levam oindivíduo a apresentar certo comportamento; estes cientistas acreditavam que estes fatos podem ser completamente observáveis e até mesmo manipuláveis.
Determinismo Radical
- Skinner defendia uma postura determinista que atribuía a explicação dos eventos somente aos fatores ambientais e genéticos, negando firmemente a atuação de fatores mentais como atuantes nos processos comportamentais; criticava apsicanálise justamente por levar o pensamento determinista a este tipo de explicação.
- ‘’Ficções explanatórias’’: Skinner legava este título às explicações mentais para os comportamentos; ignorava totalmente estes fatores em suas avaliações, dando crédito total às explicações vistas em causas observáveis.
- Nega totalmente a ‘’escolha individual’’; comportamentos são determinados por...
tracking img