O pedagogo e seu auto desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDERP/ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO DE PEDAGOGIA

O PEDAGOGO E SEU AUTO DESENVOLVIMENTO

CAMPO GRANDE - MS
JUNHO - 2011

Adriany Fernandes Ribeiro - 332411
Lucimara Rodrigues da Silva – 3O5091
Marcia Cruz da Silva - 330399
Marli Aparecida de Souza Claranhan - 330403

O PEDAGOGO E SEU AUTODESENVOLVIMENTO

Trabalho apresentado como requisitoparcial para conclusão da disciplina Desenvolvimento Pessoal ministrada pala professora Edilene Maria de Oliveira, tutor a distancia Rodrigo Rieff e tutora presencial Gerusa Veis.

Campo Grande/MS
2011

INTRODUÇÃO

A educação passa por um momento delicado, assim influenciando o processo de aprendizagem, ela faz parte da vida do individuo desde seu nascimento, começando na família,depois na escola, igreja e outros. A escola vem se transformando no decorrer dos séculos para atender as necessidades dos indivíduos e da sociedade.
A escola virou depósito de alunos, profissionais desmotivados, professores mal remunerados, alunos desinteressados, escola sem estrutura física, a falta de interesse do poder publico, e qual é a melhor maneira de mudar esse quadro? Comoestimular os alunos para a aprendizagem? Pedimos mudança já! Vamos transformar e como profissional da educação vamos fazer a diferença.
Um grande profissional ele deve buscar sempre o conhecimento e respeitar as diversidades, assim surgindo uma nova visão do mundo. A educação deve se incorporar a uma nova realidade, se caracterizando pela capacidade de gerir relacionamentos interpessoais comalunos, não apenas formadores de mão de obra para o mercado de trabalho.
Queremos uma educação melhor e de qualidade, e que os profissionais que atuarem na educação não se esqueçam que estão formando e transformando indivíduos.

OPORTUNIDADES E AMEAÇAS PRESENTES NO CENÁRIO GLOBAL

Entre as ameaças estão à indisciplina, os conflitos, o desinteresse, a falta de motivação, salade aula super lotada, entre outras.
Os pais estão terceirizando a educação, passando a responsabilidade para a escola, a falta de limites de crianças e adolescentes é um obstáculo na vida dos professores. Alguns valores familiares já não existem mais, perdeu-se o respeito. A família não cumpre o seu papel de estabelecer limites e desenvolver hábitos básicos.
Os professoresestão dando aula sem preparo algum, sem aprofundamento, sem clareza dos objetivos, sem relacionar os conteúdos com as necessidades dos educandos, etc. O desinteresse e a falta de motivação dos alunos pelo aprendizado têm marcado bastante o insucesso das aulas de nossos professores, mas como ter interesse se pessoas com diplomas estão desempregadas, e como incentivá-los se eles vêem se qualquercidadão, mal sabendo rabiscar o nome, podendo se candidatar a vereador, prefeito ou deputado?
As oportunidades, o professor as buscará no seu dia-a-dia. O professor precisa conquistar seus alunos, planejar sua aula, procurar os pontos fortes e fracos em sala de aula, buscar novos conhecimentos, novas metodologia e recursos didáticos para fascinar seus alunos, já o poder público também precisafazer a sua parte, estimular o professor, capacitá-los sempre, incentivar para uma pós-graduação, mestrado e doutorado, com uma melhor remuneração, desenvolver sala de aula com menos alunos, assim aumentado a auto-estima do profissional da educação que tanto nos enriquecem com seus conhecimentos e nos prepara para o futuro.

O PROFISSIONAL DE PEDAGOGIA E SUA RELAÇÃO COM OS OUTROS

Opedagogo precisa cuidar sua imagem, pois muitas vezes os alunos se espelham nessa figura que esta a sua frente, ele também precisa estar se qualificando. No momento atual, o meio de comunicações de massa tem uma forte influência na sociedade. O mundo está interligado dentro de nossas casas, em que a maioria dos segmentos sociais tem acesso a informações dos lugares mais distantes e remotos....
tracking img