O papel do trabalho na vida do homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reflita sobre o papel do trabalho na vida do homem desde quando deixou de ser primata e no modo de produção capitalista.

Durante toda a história, o trabalho exerceu papel fundamental na vida do homem, transformando-o e transformando também o meio em que ele vivia, mudando a natureza, as condições climáticas, sua forma de organização, suas relações, pensamentos e toda a sociedade.
Na leiturado manuscrito de Engels, que fala sobre o papel do Trabalho na Transformação do Homem em macaco, percebe-se que houve uma evolução da espécie humana, justamente devida ao trabalho, pois na sua espécie mais primata, o macaco antropomorfo, que vivia em árvores, utilizava-se de suas mãos justamente para conseguir subir nas árvores, atribuindo a estas, um papel diferente do desempenhado pelos pés,fazendo com que com o passar dos tempos esse gênero animalesco se tornasse cada vez mais ereto e iniciasse a transformação do macaco em homem.
Além de realizar atividades comuns com as mãos como comer ou subir em árvores, esses macacos também edificavam nas árvores seus ninhos e ainda construíam uma espécie de telhado sobre essas árvores para se protegerem das ações climáticas, o que jácaracterizava uma forma de trabalho animal.
O tempo passou, esses primatas foram pouco a pouco modificando seu corpo, seus órgãos e seus modos, até constituírem as primeiras espécies do que se poderia chamar de humanos, que assim como os animais, eram andarilhos, viviam em bandos, não tinham vestimentas e migravam de um lugar ao outro em busca de alimento e um clima propício para sobreviverem. Mas quando osrecursos da região onde se encontravam findavam, eles partiam novamente buscando outro lugar que garantisse a sua subsistência.
Eram realmente como animais, não tinham um linguajar distinto como hoje e se comunicavam por sons, até por que seus aparelhos vocais ainda estavam em transformação e seriam precisos mais alguns vários anos para que conseguissem falar de forma ordenada. Eram promíscuos enão tinham essa concepção de família e filhos como se tem na atualidade, até porque eles não tinham como saber quem eram seus filhos ou parentes, pois viviam de forma livre, como os animais o que gerava inclusive relações incestuosas.
Em certa altura da história, descobriram que podiam se fixar num local e buscar meios para sobreviverem, então aprenderam a caçar e pescar, melhorando suaalimentação e qualidade de vida, além da inteligência, já que o cérebro recebia uma dose maior e melhor de vitaminas essenciais ao seu desenvolvimento. Aprenderam também a utilizarem-se das sementes que encontravam para plantarem e desenvolveram ferramentas combinando pedra e madeira para facilitar seu trabalho agrícola. Também tiveram que encontrar abrigo para se protegerem das chuvas, dos ventos, do solforte e do frio e passaram a se utilizarem da pele dos animais que caçavam, para criarem vestimentas para protegerem o corpo. Perceberam ainda que podiam criar animais e domesticá-los para garantir a sua caça, ajudar no plantio e cultivo das lavouras e também para enriquecer sua alimentação mais ainda, com o leite e seus derivados. A descoberta do fogo ajudou mais ainda no preparo dos alimentos e,sobretudo, na digestão da carne, já que alimentos cozidos facilitavam a digestão, já que estavam macios.
Perceba que o indivíduo é um ser inacabado, é sujeito, porque ele mesmo se faz,é movente e movido, estando em meio à sociabilidade. Se auto-constrói e auto-destrói, sua mudança está inacabada. Ele é ao mesmo tempo social, síntese de um todo, inacabado e faz a si mesmo. Ao fazer a si mesmo, eleestá trabalhando, porque as coisas que ele almeja, ainda não estão prontas, por isso o há a duplicidade do trabalho, pois o homem transforma a natureza e ao transformá-la, ele transforma a si mesmo.
Com isso, o homem se modificou por completo e o trabalho passou a constituir uma atividade indissociável da sua vivência.
Começou então a propriedade privada, já que eles se estabeleceram em um...
tracking img