TRABALHO FRAN CORRIGIDO

2193 palavras 9 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3CONCLUSÃO...........................................................................................8

4REFERÊNCIAS.......................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Recebendo e planejando as mudanças ao longo da “evolução” da sociedade, a família vem apresentando modificações e novas configurações na atualidade. Podemos perceber que a família nuclear ainda é predominante, mas nos deparamos cada vez mais com o surgimento de “novos” arranjos familiares; novas maneiras de ver e ser família. Estes novos arranjos baseiam-se mais no afeto e nas relações de cuidado do que em laços de parentesco ou consanguinidade. Ao se discutir família não se deve pensar apenas no modelo nuclear patriarcal, já que esta vem se modificando e construindo novas relações a partir de transformações vivenciadas pela sociedade, as mudanças que acontecem no mundo acabam por influir e afetar a família de uma forma geral e de uma forma particular, a partir da formação, do pertencimento social e da história de cada um destes segmentos.
Entende família como sendo “uma associação de pessoas que escolhe conviver por razões afetivas e assumem um compromisso de cuidado mútuo e, se houver, com crianças e adolescentes”, é o espaço da garantia da proteção integral e da sobrevivência, independente do arranjo familiar em que se baseie, mas, apesar de entender a importância do cuidado dentro da família, esta instituição também pode ser violadora de direitos e protagonista dos conflitos e violências para com os seus.

2 DESENVOLVIMENTO

O termo família vem do latim famulus, que significa “escravo doméstico e família é o conjunto dos escravos pertencentes a um mesmo homem” esta expressão foi criada pelos romanos a fim de denominar uma nova forma social que tinha como característica principal o poder do chefe sobre a mulher, os

Relacionados