O papel do pedagogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A EDUCAÇÃO E A QUALIDADE

Introdução


Este trabalho busca entender a realidade e o momento em que vivemos na educação, com os debates das eleições municipais. É uma reflexão sobre cumprimento da legislação e os debates políticos sobre a questão da Educação Brasileira atualmente.
Analisando a imagem da charge sobre o descaso com a educação pública no Brasil, entende-se que nada mais é doque o retrato de muitas escolas reais no nosso pais. A educação pública brasileira ainda tem muito que avançar se quiser ser compararada com uma educação de qualidade que realmente faz diferença na vida do cidadão brasileiro. Na verdade, se compararmos o país como um todo, existe sim escolas de qualidade numa mesma realidade em que outras, não tem nem se quer infraestrutura para receber osalunos, a Charge apenas nos faz pensar e questionar tudo isso que vemos e ouvimos sobre a educação pública.

Desenvolvimento
No município em que atuo, a realidade não chega a ser como retratada na charge acima, mas ainda assim a qualidade não é a esperada. Não acredito que a responsabilidade seja do professor apenas, ou da escola como instituição e ainda não somente do poder público e politicaspublicas equivocadas, mas creio que a qualidade do ensino público não está como deveria porque a escola não tem apoio das famílias na educação dos próprios filhos.
Sabemos que hoje, a escola passou a assumir vários papeis, e por mais que saibamos que não é competencia da escola certos “assuntos” digamos assim, ela automaticamente se atribui, pois se não fizer, ninguém o fará.
Os fatores que nãoqualificam o ensino público são muitos, podemos citar aqui, falta professor ensinando matéria que não estudou é a crítica mais recorrente. Para isso existem vários órgãos, conselhos, equipes de estudo para viabilizar tanto a formação adequada dos universitários, como apontar medidas a serem executadas pelas autoridades. Entretanto, a própria lei que exige formação superior de professores para osdiversos níveis de ensino vem tendo essa exigência adiada por décadas.
Outra vertente importante para a melhoria são os pais de alunos ou seus responsáveis. Estes se limitam a matricular os filhos, muitos com o objetivo principal de transferirem à escola a deseducação apreendida nos lares. Nas reuniões, os professores falam e os pais dizem amém. Conveniência para ambos. Sem cobrança, nem oprofissional nem o pai tem referência de nível de aprendizado para os filhos.
Faltam parâmetros para todos e isso favorece ao preguiçoso e desinteressado de todos os lados.Como em regra a péssima qualidade está nas escolas públicas, muitos pais não têm mesmo conhecimento suficiente para cobrar, além da total falta de interesse. Mas não há escola sem diretor, vice disso e daquilo, tantos outros coordenadoresque se limitam a olhar caderneta e presença de alunos. Acima, tem-se uma imensidão de delegacias e seccionais da educação.
A meu ver, investir na educação não é apenas culpar o professor e oferecer cursos para que este tenha uma formação melhor, lógico que isto é importante,mas não somente isso, enquanto as politicas publicas não se voltar para uma verdadeira educação social, familiar não vaihaver mudanças significativas.
No colégio estadual que atuo o diretor juntamente com a APMF foi praticamente obrigado a construir por conta própria salas de aula, pois no inicio letivo tivemos mais alunos do que a escola comportaria, e ainda assim, apesar de todos os trâmites burocráticos, o governo não se manifestou em novas construções, mas o Ministério Público vive enviando cartas para a escolaaceitar cada vez mais alunos porque afinal é direito de direito do cidadão a educação, mas cadê o amparo para o diretor e toda a estrutura da escola? Se não construíssemos outras duas novas salas não teriamos mais onde colocar os alunos em 2013.
Nos planos municipais de educação da atual campanha política para prefeito muito se viu e ouviu sobre estruturar a escola com infra estrutura e...
tracking img